Conselho Curador aprova contas e sugere medidas à Administração Central da UFSC

20/03/2009 13:44

Conselho pede mais atenção aos cursos de graduação

Conselho pede mais atenção aos cursos de graduação

Reunião realizada na manhã desta sexta-feira (20/03) pelo Conselho de Curadores da UFSC analisou e aprovou as contas da universidade referentes a 2008 e fez uma série de observações acerca de assuntos de interesse da comunidade universitária. Agora, o orçamento vai ser apreciado pelo Conselho Universitário e será posteriormente encaminhado ao Tribunal de Contas da União.

Reconduzido ao quarto mandato na reunião anterior, o presidente do Conselho de Curadores, Milton Luiz Horn Vieira, afirmou que o objetivo dos conselheiros é “ajudar a Administração Central, dentro do caminho legal, a ter êxito em seu trabalho”.

Uma das recomendações do conselho pede mais atenção aos cursos de graduação, onde há algumas disparidades muito acentuadas entre o número de vagas oferecidas e a quantidade de formandos. “Há casos em que apenas 30% dos estudantes que entram são diplomados, o que sugere a necessidade de uma avaliação, porque estamos falando do uso de dinheiro público”, diz Horn Vieira. Também a aplicação dos recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foi objeto de discussão na reunião de hoje.

A queda da produção científica na UFSC foi outro tema debatido. Segundo o presidente, em 2007 a universidade estava em terceiro lugar no Brasil (atrás da USP, da Unicamp e da UFRJ) no World Ranking of Universities, que mede o conteúdo científico produzido por instituições de ensino superior, e no ano passado caiu para a quarta posição. Já na América Latina a queda foi do quinto para o sétimo lugar e no mundo da 263ª para a 381ª posição, o que ele qualifica como “um retrocesso”. O conselho também detectou a diminuição do número de alunos de mestrado e doutorado. “São dados estratificados do relatório da gestão, que a Administração poderá levar em conta para propor as soluções devidas”, disse Vieira.

Mais informações na secretaria do Conselho, pelo fone (48) 3721-9661.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom

Foto: Paulo Roberto Noronha