Comissão do Ministério da Educação avalia estrutura e qualidade da UFSC

13/03/2009 10:51

Foto: Jones Bastos/ Agecom

Foto: Jones Bastos/ Agecom

Pela primeira vez em 48 anos de história, a Universidade Federal de Santa Catarina passa por um processo de recredenciamento e será avaliada no conjunto de suas estruturas física, operacional e pedagógica. Desde quarta-feira, estão no campus da Trindade três representantes do Ministério da Educação, com o objetivo de realizar uma avaliação da universidade, fazendo cumprir o que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004. Depois de circular pelo campus, visitar setores e falar com docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos, o grupo faz uma reunião final nesta sexta-feira (13/03) e às 17h, no gabinete do Reitor, encerra os trabalhos, em solenidade que terá as presenças do reitor Alvaro Toubes Prata, do vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva e de pró-reitores e secretários da instituição.

A comissão de avaliação é composta pelos professores Paulo Roberto Nagipe da Silva (coordenador), da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Beatriz Ribeiro Soares, da Universidade Federal de Uberlândia, e Vicente Paulo Alves, da Universidade Católica de Brasília. A UFSC e a Universidade Federal de Pelotas (RS) inauguram o processo, mas todas as instituições de ensino superior do país, incluindo as universidades privadas, passarão pela mesma avaliação.

Entre os setores visitados estão a Biblioteca Universitária, o Departamento de Inovação Tecnológica, salas de aula de diversos centros, laboratórios, o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti), o Hospital Universitário, a TV UFSC, o Teatro da UFSC e a reitoria. A conversa com os representantes dos professores ocorreu na tarde de quarta-feira e no dia seguinte houve encontros distintos para ouvir as ponderações dos estudantes e dos funcionários.

Entre outros aspectos, a comissão analisa as políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão, a responsabilidade social da instituição, sua comunicação com a sociedade, a infra-estrutura física, o planejamento e avaliação, o atendimento aos estudantes e as políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo.

De acordo com o secretário de Planejamento e Finanças da UFSC, Luiz Alberton, esta é uma oportunidade para a universidade “mostrar o que tem”. Ele acredita que a UFSC vai obter a pontuação máxima, porque vem aumentando as vagas, aplicando corretamente os recursos do Reuni e obtendo grandes resultados no ensino a distância. “Há pontos a serem melhorados, mas a universidade vem evoluindo, expandindo a sua estrutura, investindo em ações afirmativas e na inclusão social e tomando as medidas necessárias para aprimorar o que não está em conformidade com o que se espera de uma instituição de excelência”, diz ele.

Dados da UFSC – Em números do final de 2008, a Universidade Federal de Santa Catarina conta com 34.554 alunos matriculados, incluindo o pré-escolar e básico (Colégio de Aplicação). Desses, 7.770 estão na pós-graduação. Dos 1.610 professores, 1.3112 são doutores e 236 têm mestrado. E, dos 2.874 servidores, 1.302 possuem curso superior. O Hospital Universitário realizou 283.417 procedimentos durante o ano passado, incluindo atendimentos de emergência e ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos e internações clínicas. Já o sistema de bibliotecas conta com mais de 980 mil volumes, entre livros e periódicos impressos e eletrônicos.

Mais informações podem ser obtidas com o secretário de Planejamento e Finanças, Luiz Alberton, pelos fones 3721-6036 ou 3721-8418.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom