Calouros são recebidos com teatro, música e brindes na UFSC

03/03/2009 11:08

Fotos Jones Bastos - Agecom

Fotos Jones Bastos - Agecom

Repetindo a programação da manhã, a Administração Central da UFSC fez uma nova recepção aos calouros às 19h desta segunda-feira (2/3), no auditório do Centro de Cultura e Eventos. Centenas de jovens, liberados por seus professores, foram recepcionados, ainda na escadaria e no hall, por malabares, músicos e palhaços, e receberam um número que poderia render-lhes um dos 150 brindes levantados pelo Departamento de Cultura e Eventos junto a pequenas empresas e prestadores de serviços da região. Dos 4.095 aprovados no último vestibular, 2.549 entram no primeiro semestre de 2009 e tiveram ontem seu primeiro dia de aulas. O reitor Alvaro Toubes Prata, o vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva e vários pró-reitores deram boas-vindas aos calouros.

Um vídeo institucional foi exibido aos novos acadêmicos, mostrando as particularidades e números da UFSC, com seus 34.554 alunos matriculados, 70 cursos de graduação e área de um milhão de metros quadrados só no campus da Trindade, além do programa de expansão pelo Estado, este ano, com a implantação dos campi de Joinville, Araranguá e Curitibanos. O representante do Diretório Central de Estudantes (DCE), Diógenes Moura Breda, alertou sobre a grande importância dos alunos na vida da universidade e a pressão que podem exercer no sentido de provocar as melhorias de que a instituição necessita.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Cláudio Amante, falou sobre as atividades de seu setor, sempre em prol dos interesses dos estudantes, e a pró-reitora de Ensino de Graduação, Yara Maria Muller, citou os novos cursos criados este ano e falou da graduação como alicerce para qualquer universidade pública. Encerrando a parte oficial da cerimônia, o reitor Alvaro Toubes Prata afirmou que “a universidade está em permanente construção” e convidou os calouros a participarem das festividades do 49º aniversário da UFSC, em dezembro deste ano, e do cinqüentenário, em 2010.

O reitor também destacou que os calouros receberão as salas de aula pintadas e com novas carteiras e convocou os estudantes a interagirem e fazerem o melhor uso possível da universidade. E defendeu a política de ações afirmativas da instituição: “Sejam generosos com as diferenças e pratiquem a igualdade”, conclamou. Ao mesmo tempo, destacou a boa posição da UFSC nos rankings que medem a qualidade das instituições de ensino superior, especialmente a pesquisa recente da Webometrics que colocou a Federal catarinense em sétimo lugar na América Latina entre as universidades que mais publicam artigos científicos na Internet.

O evento foi encerrado com uma esquete teatral mostrando, com humor e irreverência, as oportunidades que a UFSC oferece aos estudantes para se manterem informados ou terem acesso a bolsas e estágios, e com um show do grupo de Wagner Segura, uma das principais bandas de chorinho de Santa Catarina, acompanhado da cantora Julie Philippe, estudante de jornalismo e uma das finalistas do programa “Ídolos”, do SBT, em 2007.

No lado de fora do auditório, várias pró-reitorias e secretarias, além do Diretório Central de Estudantes, ofereciam material impresso sobre as atividades que realizam. Era possível, por exemplo, obter informações sobre os cursos de pós-graduação da universidade, os tipos de estágios existentes na instituição, o cursinho pré-vestibular da UFSC (que aprovou 35% de seus alunos no Vestibular 2009), as oportunidades de intercâmbio oferecidas pela Secretaria de Assuntos Institucionais e Internacionais, as atribuições da Ouvidoria, o Programa de Ações Afirmativas, a programação do “CalourArte” (do DCE) e os eventos agendados para este ano pela Secretaria de Cultura e Arte.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom