Calouros são recebidos com música e informações sobre a UFSC

Fotos: Jones Bastos/Agecom
Um vídeo institucional foi exibido aos jovens acadêmicos, mostrando as particularidades e números da UFSC, com seus 34.554 alunos matriculados, 70 cursos de graduação e área de um milhão de metros quadrados só no campus da Trindade, além do programa de expansão pelo Estado, este ano, com a implantação dos campi de Joinville, Araranguá e Curitibanos. O representante do Diretório Central de Estudantes (DCE), Diógenes Moura Breda, alertou sobre a grande importância dos alunos na vida da universidade e a pressão que podem exercer no sentido de provocar as melhorias de que a instituição necessita.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Cláudio Amante, falou sobre as atividades de seu setor, sempre em prol dos interesses dos estudantes, e a pró-reitora de Ensino de Graduação, Yara Maria Muller, citou os novos cursos criados este ano e falou da graduação como alicerce para qualquer universidade pública. Encerrando a parte oficial da cerimônia, o reitor Alvaro Toubes Prata afirmou que “a universidade está em permanente construção” e convidou os calouros a participarem das festividades do 49º aniversário da UFSC, em dezembro deste ano, e do cinqüentenário, em 2010.
O reitor também destacou que os calouros receberão as salas de aula pintadas e com novas carteiras e convocou os estudantes a interagirem e fazerem o melhor uso possível da universidade. E defendeu a política de ações afirmativas da instituição: “Sejam generosos com as diferenças e pratiquem a igualdade”, conclamou. Ao mesmo tempo, destacou a boa posição da UFSC nos rankings que medem a qualidade das instituições de ensino superior, especialmente a pesquisa recente da Webometrics que colocou a Federal catarinense em sétimo lugar na América Latina entre as universidades que mais publicam artigos científicos na Internet.
O evento foi encerrado com uma esquete teatral mostrando, com humor e irreverência, as oportunidades que a UFSC oferece aos estudantes para se manterem informados ou terem acesso a bolsas e estágios. Muitos calouros que saíram mais cedo perderam o show do grupo de Wagner Segura, uma das principais bandas de chorinho de Santa Catarina, e a performance da cantora Julie Philippe, estudante de jornalismo e uma das finalistas do programa “Ídolos”, do SBT, em 2007.
No lado de fora do auditório, várias pró-reitorias e secretarias, além do DCE, ofereciam material impresso e informações sobre as atividades que realizam. E os brindes foram sendo distribuídos aos calouros que encontravam seu par (números iguais nos adesivos recebidos na entrada). Foi assim que Diane Pauli, caloura de Agronomia que veio de Itapiranga, recebeu um bloco com caneta, enquanto Helton Fernandes dos Santos, novo acadêmico de Engenharia Elétrica, natural de Brusque, ganhou direito a malhar durante um mês na academia Natatorium. Natan Grando, de Erechim (RS), ganhou uma camiseta, e Luana Rockenbach, também de Itapiranga, recebeu um passaporte para o bar Latitude.
A programação será repetida à noite, às 19h, com a presença dos calouros aprovados para os cursos noturnos da Universidade Federal.
Mais informações sobre a recepção pelo telefone 3721 9559
Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom