Aula Magna do curso de Relações Internacionais da UFSC destaca a multidisciplinaridade

30/03/2009 11:21

Participação expressiva da comunidade universitária e de organismos representativos marcaram a Aula Magna inaugural do curso de Relações Internacionais da UFSC, dentro de um programa de atividades que terá continuidade no próximo dia 5 de maio, com palestra de Henry Quaresma, diretor da Fiesc, sobre a atuação da entidade no plano das negociações internacionais.

Durante a Aula Magna, Sebastião C. Velasco e Cruz, professor do Programa de Mestrado de Relações Internacionais Unicamp/Unesp/PUC-SP, apresentou a constituição do campo das Relações Internacionais como uma área nova de conhecimento, que abriga um conjunto de contribuições das diversas áreas de

conhecimento das ciências humanas e sociais.

Falou dos desafios, já que trata-se de saber que envolve necessariamente a multidisciplinaridade. Ressaltou os esforços empreendidos pelo governo federal na formação de quadros capacitados em Relações Internacionais, com destaque para o financiamento de programas de graduação nas universidades públicas, programas de pós-graduação strictu senso, projetos de pesquisa e criação de institutos nacionais que tratem dos diversos aspectos da política e da economia internacional.

O destaque ficou por conta do recém criado Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos, iniciativa que conta com o apoio do CNPq e congrega a Unicamp, PUC-SP, Unesp e a UFSC, essa última representada pelo atual coordenador do curso de Relações Internacionais da instituição, professor Jaime Cesar Coelho.