Universidade da Fronteira Sul será lançada no dia 11 de fevereiro

03/02/2009 17:07

Foto: José Antônio de Souza/ Agecom

Foto: José Antônio de Souza/ Agecom

O professor Dilvo Ilvo Ristoff, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, foi indicado pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, para assumir a presidência da Comissão de Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul, que está sendo criada pelo governo federal, envolvendo os três estados do Sul. A vice é a professora Bernadete Limongi, do Centro Sócio-Econômico. A sede da nova universidade será no município de Chapecó. Ristoff toma posse na comissão na próxima quarta-feira, dia 11, no MEC, em Brasília.

A instituição de ensino superior já vai ser criada com cinco campi, sendo dois no Rio Grande do Sul, nas cidades de Erechim e Serro Longo, dois no Paraná, nos municípios de Laranjeiras do Sul e Realeza. O campus de Santa Catarina será na cidade de Chapecó, assim como a reitoria. Segundo o reitor da UFSC, Alvaro Prata, essa é a primeira universidade federal que pertence a três estados. Embora federal, ela terá uma forte vocação regional.

O professor Dilvo Ristoff disse que a nova instituição de ensino superior vai atender uma demanda de aproximadamente 3,8 milhões de habitantes. Trata-se da única universidade pública da região. As aulas devem ser iniciadas no próximo ano. Nessa primeira fase a nova universidade pretende atender uma demanda de 10 mil alunos.

Os cursos de graduação vão atender as áreas de formação de professores, o setor de ciências agrárias e de ciências sociais aplicadas. A nova universidade vai nascer com 500 professores e 400 servidores técnico-administrativos. Para o seu funcionamento, os concursos públicos devem acontecer ainda em 2009. As aulas devem iniciar em março de 2010.

Mais informações: 48 3721-9463

Por José Antônio de Souza/ Jornalista da Agecom