UFSC tem quatro Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia aprovados

11/02/2009 12:58

Rede que será formada no país

Rede que será formada no país

A UFSC tem quatro equipes inseridas no programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Implantado em 2008, o projeto investirá em torno de R$ 4,5 milhões em cada desses grupos que representam Santa Catarina na iniciativa. Os recursos globais já chegam a R$ 581 milhões, para implantação de 123 INCTs no país.

Na UFSC serão criados o Instituto Nacional de C&T de Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados (com coordenação do professor Faruk Nome Aguilera, do Departamento de Química); o Instituto Nacional de C&T para Convergência Digital (coordenado pelo professor Aldo von Wangenheim, Departamento de Informática e de Estatística) e o Instituto Nacional de C&T em Refrigeração e Termofísica (com coordenação de Alvaro Toubes Prata, professor do Departamento de Engenharia Mecânica, reitor da UFSC). A mais recente proposta aceita é a do Instituto Nacional de C&T Brasil Plural, que terá coordenação da professora Esther Jean Langdon, do Departamento de Antropologia.

A iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia busca mobilizar os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e estratégicas para o desenvolvimento do país. Visa também promover a inovação e o espírito empreendedor, investindo recursos em estudos que serão realizados em articulação com empresas.

Os institutos são sediados em instituições científicas de excelência, articuladas com grupos de pesquisas e laboratórios associados, que trabalharão em parceria. A coordenação é realizada por pesquisadores de reconhecida competência nacional e internacional na sua área de atuação. De acordo com o MCT, os convênios terão duração de cinco anos, com recursos definidos para três anos.

A implantação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia é uma parceria entre Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Ministério da Saúde, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de fundações de apoio à pesquisa em diversos estados. Em Santa Catarina, o programa tem contrapartida da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Saiba Mais:

Objetivos do Programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia:

Extraído do Dcocumento de orientação aprovado pelo Comitê de Coordenação

1. Mobilizar e agregar, de forma articulada com atuação em redes, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do País, como definidas no PACTI.

2.Impulsionar a pesquisa científica básica e fundamental competitiva internacionalmente.

3. Desenvolver pesquisa científica e tecnológica de ponta associada a aplicações, promovendo a inovação e o espírito empreendedor, em estreita articulação com empresas inovadoras, nas áreas do Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC).

4. Promover o avanço da competência nacional em sua área de atuação, criando para tanto ambientes atraentes e estimulantes para alunos talentosos de diversos níveis, do ensino médio ao pós-graduado, e responsabilizando-se diretamente pela formação de jovens pesquisadores. Os Institutos Nacionais devem ainda estabelecer programas que contribuam para a melhoria do ensino de ciências e com a difusão da ciência para o cidadão comum.

5. Apoiar a instalação e o funcionamento de laboratórios em instituições de ensino e pesquisa e empresas, em temas de fronteira da ciência e da tecnologia, promovendo a competitividade internacional do País, a melhor distribuição nacional da pesquisa

científico-tecnológica, e a qualificação do País em áreas prioritárias para o seu desenvolvimento regional e nacional.

Contatos na UFSC:

– Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados (INCT-CMN)

Faruk José Nome Aguilera – Coordenador (48) 3721-6844 ramal 227

Maria da Graça Pereira Hoeller – Secretária Executiva (48) 3721-6849

– Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital (INCoD)

LAPIX – Laboratório de Processamento de Imagens e Computação Gráfica

Fones: (48) 3721-9516-R17 (LAPIX)/ (48)3721-9117/8158 (Telemedicina)/ (48) 3721-6594/6605 (NTDI)

– Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Refrigeração e Termofísica

Polo Laboratórios / Fone: (48) 3721-9397

– Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural

Esther J. Langdon – Coordenadora – e-mail: jean@cfh.ufsc.br / Fone (48) 3721-9714 – ramal 26