Professora da UFSC lança audiolivro que busca popularizar conhecimentos científicos envolvendo a natureza

18/02/2009 12:54

Obra conta história da molécula Lina

Obra conta história da molécula Lina

Com encenação de fantoches, será realizada nesta quinta-feira, 19/2, às 20h, no Teatro da UFSC, o lançamento do audiolivro ´Homens, terra e água. A relação que envolve instintos eternos`. O livro foi escrito por Haidi Fiedler, professora voluntário do Departamento de Química da UFSC. Para produção do audiolivro, contou com tradução da linguagem científica pela equipe do Laboratório de Radiojornalismo, do Departamento de Jornalismo da UFSC. O espetáculo de lançamento é gratuito.

´Homens, terra e água. A relação que envolve instintos eternos` traz a história da molécula Lina, que cresceu em um rio congelado próximo a Cordilheira dos Andes. Lina sonhava em conhecer outros sistemas mais dinâmicos, como os líquidos e os gases. Curiosa, parte para aventuras e chega a belos lugares no meio líquido, mas também sente a presença dos esgotos domésticos e industriais.

Com 17 anos, Lina consegue estudar na Universidade, e faz amigos que também sonham em “viajar” se transformando em gases – porque escutaram dizer que estes são muito mais livres e agitados e, portanto, bem mais interessantes do que os líquidos.

Por meio dos desejos, aventuras e reflexões de Lina, a autora, pesquisadora com experiência na área de Química, com ênfase em Química do Meio Aquoso, fala das idéias de matéria, força e movimento, entre diversas outras do mundo da ciência. Toca também nas feridas provocadas pelo homem, como poluição de mares e rios, efeito estufa, segregação social, violência, falta de oportunidades e acesso à educação e cultura.

Ao longo da trajetória de Lina, suas incertezas e visões de mundo, Haidi Fiedler recupera pensamentos de cientistas e personalidades. “É melhor tentar e falhar, é melhor evitar que reverter e não somente preocupar-se e “ver” a vida com saúde se perder. É melhor tentar, ainda que em vão, que sentar fazendo nada até o final”. A citação de Martin Luther King é uma entre várias outras usadas no texto que associa ficção, conhecimento científico e reflexões sobre as opções que o ser humano tem feito.

Segundo a autora, o livro é destinado a qualquer leitor curioso, interessado de forma geral em ciências naturais – e não há necessidade de conhecimentos em relação à Química. “O meu desejo é que a leitura do texto estimule o interesse em conhecer assuntos científicos envolvendo a natureza. Espero que os leitores, da mesma forma que eu, desfrutem com o exercício da leitura, isto é, que antes de tudo, seja uma situação de descontração”, destaca a autora na introdução da obra. O livro foi traduzido para o inglês por Anant Murthy.

Mais informações com a professora Haidi Fiedler, e-mail: fiedler@qmc.ufsc.br, fone (48) 3721-6844 Ramal: 227

Acesse o audiolivro em www.qmc.ufsc.br/lacfi (ver downloads)

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom