Professora da UFSC lança audiolivro que busca popularizar conhecimentos científicos envolvendo a natureza

Obra conta história da molécula Lina
´Homens, terra e água. A relação que envolve instintos eternos` traz a história da molécula Lina, que cresceu em um rio congelado próximo a Cordilheira dos Andes. Lina sonhava em conhecer outros sistemas mais dinâmicos, como os líquidos e os gases. Curiosa, parte para aventuras e chega a belos lugares no meio líquido, mas também sente a presença dos esgotos domésticos e industriais.
Com 17 anos, Lina consegue estudar na Universidade, e faz amigos que também sonham em “viajar” se transformando em gases – porque escutaram dizer que estes são muito mais livres e agitados e, portanto, bem mais interessantes do que os líquidos.
Por meio dos desejos, aventuras e reflexões de Lina, a autora, pesquisadora com experiência na área de Química, com ênfase em Química do Meio Aquoso, fala das idéias de matéria, força e movimento, entre diversas outras do mundo da ciência. Toca também nas feridas provocadas pelo homem, como poluição de mares e rios, efeito estufa, segregação social, violência, falta de oportunidades e acesso à educação e cultura.
Ao longo da trajetória de Lina, suas incertezas e visões de mundo, Haidi Fiedler recupera pensamentos de cientistas e personalidades. “É melhor tentar e falhar, é melhor evitar que reverter e não somente preocupar-se e “ver” a vida com saúde se perder. É melhor tentar, ainda que em vão, que sentar fazendo nada até o final”. A citação de Martin Luther King é uma entre várias outras usadas no texto que associa ficção, conhecimento científico e reflexões sobre as opções que o ser humano tem feito.
Segundo a autora, o livro é destinado a qualquer leitor curioso, interessado de forma geral em ciências naturais – e não há necessidade de conhecimentos em relação à Química. “O meu desejo é que a leitura do texto estimule o interesse em conhecer assuntos científicos envolvendo a natureza. Espero que os leitores, da mesma forma que eu, desfrutem com o exercício da leitura, isto é, que antes de tudo, seja uma situação de descontração”, destaca a autora na introdução da obra. O livro foi traduzido para o inglês por Anant Murthy.
Mais informações com a professora Haidi Fiedler, e-mail: fiedler@qmc.ufsc.br, fone (48) 3721-6844 Ramal: 227
Acesse o audiolivro em www.qmc.ufsc.br/lacfi (ver downloads)
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom