Novos campi de Araranguá e Joinville têm direção geral e cursos pioneiros

27/02/2009 11:05

O reitor da UFSC, professor Alvaro Toubes Prata, designou os diretores gerais dos novos campi que serão implantados nas cidades de Araranguá e de Joinville. Para Joinville foi nomeado o professor Acires Dias, do Departamento de Engenharia Mecânica. O professor Sérgio Peters, do Departamento de Informática e de Estatística, será o diretor geral em Araranguá. O diretor geral do campus de Curitibanos, que deve abrigar cursos na área de ciências agrárias, ainda não foi nomeado.

Engenharia de Mobilidade

Acires Dias é oficialmente nomeado para Joinville

Acires Dias é oficialmente nomeado para Joinville

A proposta da UFSC para os novos campi é não duplicar graduações que já existem tanto na universidade quanto nas regiões onde serão ofertados. Além disso, a universidade quer atender vocações e demandas regionais.

Para Joinville, depois de discussões com a comunidade, a UFSC definiu como primeira graduação a Engenharia de Mobilidade. De acordo com Prata, é o campus mais avançado do ponto de vista do projeto político-pedagógico – e o que apresenta maiores desafios em termos de estrutura física.

O terreno de 1,2 milhão de metros quadrados, doado pela Prefeitura de Joinville, nas proximidades da chamada Curva do Arroz, tem uma grande área alagável. Por este motivo, uma série de estudos são necessários antes do início da construção de edificações.

De acordo com o reitor, os levantamentos mostram que pelo menos 600 mil metros quadrados oferecem boas condições para abrigar as instalações da universidade. Além disso, a escolha respeita visão da comunidade local, que deseja um pólo para estimular o crescimento na Região Sul de Joinville.

O campus depende também de negociações relativas à desapropriação de uma área que preliminarmente não era destinada à universidade; do deslocamento de uma linha de transmissão de energia, e da rede ferroviária. Para colaborar com estes encaminhamentos, foi designado como diretor administrativo do campus de Joinville o professor Antônio Fortunato Marcon, do Departamento de Engenharia Civil.

O projeto político-pedagógico da Engenharia de Mobilidade já passou pelo Conselho Universitário e o primeiro vestibular deve ocorrer entre maio e junho deste ano. “Estamos trabalhando para exteriorizar o projeto político-pedagógico”, informa o professor Acires Dias, que desde o início acompanha o processo de concepção do novo curso. Para esta graduação estão previstos três anos de um conjunto de disciplinas comuns. Em seguida, a graduação abrirá diferentes possibilidades de especialização em campos ligados à área de transportes, englobando rodovias, portos, aeroportos e ferrovias.

Como a construção das instalações ainda não iniciou, a UFSC avalia diferentes possibilidades para o início das aulas, que deverá ocorrer em agosto desse ano. “Temos diversas possibilidades e estamos avaliando a melhor. Para 2010 queremos que os alunos já estejam no novo campus”, informa o reitor.

Mundo digital

Sérgio Petters é designado para Araranguá

Sérgio Petters é designado para Araranguá

Na Região Sul, no campus de Araranguá, será implantado um curso na área de tecnologias da informação e comunicação. É o campus mais adiantado em termos de instalações físicas. Do ponto de vista pedagógico, avaliações ainda devem ser realizadas para viabilizar esta formação que pretende também um caráter inovador.

De acordo com o diretor geral do campus, Sérgio Peters, nessa região há grandes desafios para que as demandas da comunidade sejam atendidas. “Teremos uma nova visão de bacharelado, com três anos de formação geral e três habilitações, contemplando a convergência digital”, adianta.

A concepção da nova graduação leva em conta que profissionais da área de tecnologias de informação e comunicação dependem de um conjunto de competências: conhecimentos de hardware e software, e no campo das ciências humanas, como sociologia, pedagogia e psicologia. A nova formação deverá ainda contemplar a área de ciências sociais aplicadas, como gestão e negócios. O projeto pedagógico, ainda em discussão, poderá levar a habilitações em Tecnologia Digital (componentes, hardware e software), Cultura Digital (ensino com recursos digitais) e Negócios Digitais (empreendedorismo no mundo digital).

De acordo com o reitor da UFSC, há uma comissão pensando a possibilidade de um curso com formação interdisciplinar na área de energia, também para ser implantado em Araranguá.

Mais informações:

Acires Dias – diretor geral do campus de Joinville, e-mail: acires@emc.ufsc.br

Sérgio Peters: diretor geral do campus de Araranguá, e-mail: peters@inf.ufsc.br

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom