Lançada nova edição da Revista de Estudos Poético-Musicais
A Revista de Estudos Poético-Musicais (Repom), publicação eletrônica do Núcleo de Estudos Musicais do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC já está com sua 5ª edição na rede. Dedicada especialmente às relações entre música e literatura, a edição traz matérias referentes à celebração do centenário de Cartola e aos 50 anos de bossa-nova. A produção musical de Tom Jobim, Paulo Leminsky, Caetano Veloso e dos trovadores medievais é pauta de outros artigos, onde se entrelaçam o erudito e o popular presentes nestas comemorações.
Em ´Cartola e os guardiões da cultura nacional` Roberto Azoubel da M. Silveira entrevista um dos diretores do documentário ´Cartola: música para os olhos`. A conversa gira em torno do filme e das questões mais complexas geradas pela figura de Cartola e por sua obra.
´Zicartola: a trajetória da casa de samba de Cartola e Dona Zica`, artigo de Maurício Barros de Castro, conta a história do espaço mantido por Cartola e sua esposa, Dona Zica, um espaço de trânsito entre diferentes classes e agentes sociais.
A obra e a singularidade de Tom Jobim é homenageada por Pollyana Niehues no artigo ´Interminável Tom Jobim`. Niehues explora as características musicais do compositor, principalmente no que diz respeito à posição de sua obra entre as tradições erudita e popular.
O lado cancioneiro de Paulo Leminski, uma faceta menos conhecida do poeta, é explorada no artigo ´Hoje grafo no tempo: a produção cancional de Paulo Leminski`, por Ricardo Santiago. A relação de Tom Jobim com a natureza é investigada por André Rocha Haudenschild, em ´A escuta da mata em Borzeguim: uma trilha pela lírica jobiana da natureza`.
Caetano Veloso é o foco dos artigos ´Caetano interpreta Rosa`, de Fabrícia Walace Rodrigues, e ´Três décadas velosianas`, de Elaine Aparecida Lima. Fabrícia analisa a sofisticação da releitura que Caetano faz de Guimarães Rosa e Elaine investiga as relações que o compositor constrói entre a historiografia e a música brasileiras.
O trovadorismo ibérico do século 13, avaliado a partir de Nietzsche e Foucault e da hipótese de que o desejo de exercer o poder estaria na origem tanto da poesia e da música quanto das formas de conhecimento, é apresentado no artigo ´A poética musical dos trovadores medievais`, de José D`Assunção Barros, professor titular do Conservatório Brasileiro de Música.
Em ´Eu sou dono do meu nariz`, Arlindo Rodrigues da Silva mostra as alternativas oferecidas pela internet para a produção musical independente.
Para leitura da revista basta acessar o site www.repom.ufsc.br/repom5/
Por Mara Paiva com informações de Tereza Virginia de Almeida e Luiz Felipe Guimarães Soares