Formação de tutores em Gênero e Diversidade na Escola é promovida pela UFSC do dia 16 ao dia 18/02

17/02/2009 10:13

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC promove, de 16 a 18 de fevereiro, a formação de tutores do curso Gênero e Diversidade na Escola GDE. Esta é a primeira edição da Formação em Gênero e Diversidade que é organizada pelo IEG. O programa integra a Rede de Educação para a Diversidade, do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). O objetivo do curso é introduzir, nas reflexões e na prática pedagógica de professores da educação básica brasileira, as temáticas de gênero, raça/etnia e orientação sexual.

A UFSC é a primeira instituição a realizar a formação de tutores em gênero e diversidade. Miriam Pillar Grossi, professora da UFSC e membro da comissão organizadora da Formação, classifica esse pioneirismo como resultado de 20 anos de trabalhos nessa área desenvolvidos na Universidade, e destaca a importância de levar os conteúdos produzidos pela pesquisa para os professores de formação.

Márcia Leporaci, da SPM, destacou, durante a abertura dos trabalhos, o prestígio da UFSC nessa área do conhecimento, participando e estimulando os grandes debates nas áreas de relações sociais. Definiu o programa de formação de professores como um desafio imenso colocado aos tutores, um trabalho de desconstrução de discriminações e preconceitos.

A equipe composta por 20 tutores a distância, 20 tutores presenciais e 20 suplentes deverá disseminar a formação por meio da educação a distância. Os conteúdos serão repassados a 500 professores dos 10 Polos de Apoio Presencial no Estado, em 200 horas de aula, 140 na modalidade a distância e 60 horas de forma presencial. Os polos estão localizados em Blumenau, Braço do Norte, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, Itapema, São José e Videira.

Outras informações podem ser obtidas no IEG, telefone 3721-8211.

Por Mara Paiva/ Jornalista na Agecom