Professores e estudantes da UFSC levam conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável para município do Amazonas

23/01/2009 12:39

O grupo e o município de atuação

O grupo e o município de atuação

Uma equipe da UFSC vai auxiliar o pequeno município de Rio Preto da Eva, no estado do Amazonas, a planejar sua Agenda 21. O grupo integrado ao Projeto Rondon 2009 é formado por dois professores do Centro de Ciências Biológicas (Natalia Hanazaki e Alexandre Verzani Nogueira) e pelos estudantes Mel Simionato Marques (Ciências Biológicas), Ezequiel Antônio de Moura (Ciências Biológicas), Marina Favrim Gasparini (Ciências Sociais), Aline Miranda Barbosa (Geografia), Clóvis Kuster dos Santos (Geografia) e Renê Lebarbenchon Macêdo (Engenharia Sanitária e Ambiental).

O grupo parte para o Amazonas na quinta-feira (29/01) e permanece até o dia 15 de fevereiro. Professores e estudantes trabalharão com gestores locais, apresentando informações gerais sobre Agenda 21 – uma ferramenta de planejamento que leva em conta os princípios do desenvolvimento sustentável. De acordo com a professora Natalia Hanazaki, Rio Preto da Eva é um balneário que vem recebendo um grande número de visitantes, porém em um turismo bastante desordenado.

O grupo também vai participar da capacitação de professores e servidores da rede municipal de ensino local, levando a discussão sobre a Agenda 21 a esse público. Estão ainda previstos minicursos sobre qualidade da água e saneamento básico, além de trabalhos integrados ao Pró-Jovem, permitindo que os acadêmicos da UFSC falem aos jovens de Rio Preto da Eva sobre cursos universitários e o acesso ao ensino superior.

“Não temos a ilusão de provocar grandes mudanças, pois será uma ação pontual. Mas esperamos levar conhecimento básico sobre Agenda 21 e discutir com gestores e professores o que essa ferramenta pode representar para a cidade”, explica a professora Natalia. Segundo ela, a possibilidade de propiciar a estudantes de graduação o contato com outras realidades foi outro estímulo para integração ao programa.

O Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa. Envolve atividades voluntárias de universitários, buscando aproximar estes estudantes da realidade do país. Contribui também para o desenvolvimento de comunidades carentes. Cada município recebe duas equipes. Este ano Rio Preto da Eva terá contato com professores e estudantes da UFSC e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Mais informações sobre a equipe da UFSC que vai para Rio Preto da Eva trabalhar a construção da Agenda 21 local com a professora Natalia Hanazaki, e-mail: natalia@ccb.ufsc.br

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom