Teatro da UFSC apresenta ´Verbais: ninho de palavras`, com a Oficina Permanente de Teatro do DAC/UFSC

09/12/2008 19:39

Oficinas recebem alunos da UFSC e comunidade

Oficinas recebem alunos da UFSC e comunidade

A Oficina permanente de Teatro do DAC/UFC apresenta o espetáculo ´Verbais: ninho de palavras` nesta terça-feira (9/12), às 21h, no Teatro da UFSC. A entrada é gratuita. O grupo pede que o público chegue com meia hora de antecedência ao teatro.

Verbais: ninho de palavras” com a OPT – Oficina Permanente de Teatro

O Poema como um Pré-Texto, o Poema como um Texto, o Poema como uma Poesia. Obras do espanhol Garcia Lorca, do Poeta Português João Jacinto, d@s brasileir@s Paulo Leminski, Cora Coralina e Luiz Islo Nantes Teixeira.

A poesia é uma das grandes possibilidades de desenvolvimento aos estudantes de teatro, porque estimula a sensorialidade e ao mesmo tempo requer ao universo cognitivo o emprego dos estudos teóricos da interpretação, resultando em encenações ágeis, de profundo teor lírico que se mesclam ao humor subjacente de alguns versos encenados.

O equilíbrio entre o significado da palavra, o significante enquanto poesia e a linguagem corporal daí suscitada, são elementos significativos ao universo da aprendizagem atoral.

O poeta e dramaturgo Garcia Lorca, o poeta curitibano Paulo Leminski, a poetisa Cora Coralina, o poeta português João Jacinto e Luiz Islo Nantes Teixeira, compõem com seus poemas a estrutura dramática de “Verbais: ninho de palavras”.

As poesias são interpretadas pontuando um trabalho corporal acentuado, bem como uma coreografia capaz de propiciar aos alunos-atores concederem uma maior profundidade aos poemas escolhidos, ou seriam colhidos? recolhidos?

Um momento certamente mágico ao público. A entrada é liberada, mas solicita-se a chegada com meia hora de antecedência ao Teatro.

Sobre a Oficina Permanente de Teatro – DAC/UFSC

A Oficina Permanente de Teatro da UFSC recebe alunos da UFSC e pessoas da comunidade. Há mais de duas décadas, é um importante laboratório do fazer teatral, que segue uma metodologia da sua coordenadora, a diretora de teatro da UFSC, Msc. Carmen L. Fossari, denominda: “De Como Ser Para Interpretar Um Outro Ser”.

Possibilitar uma experiência teatral para alunos da UFSC e pessoas da comunidade é um dos objetivos da OPT. O estudo teatral acontece concomitante às montagens cênicas seguindo o pressuposto “De Como Ser Para Interpretar Outro Ser”.

Tal metodologia tem sido empregada ademais da UFSC, junto a grupos e escolas teatrais da América Latina. Está programado para o ano de 2010 um grande encontro de escolas teatrais da América Latina para ser formalizada a Escola Latino Americana De Teatro Popular, que deverá ser vinculada a organismos nacionais e internacionais, sempre priorizando o laboratório de pesquisa e do fazer teatral com a formação do Ator-Atriz. A OPT possibilita o registro profissional como Ator/Atriz, junto ao Ministério do Trabalho, através do Sindicato da Categoria.

Ficha Técnica::

Elenco: Augusto Sopran (Mímico Convidado), Mariana Lapolli, Flora Moritz Silva, Rubia Medeiros Silva, Lucia Amante, Gabriel Orcajo, Clarissa Gasko, Everton Teixeira, Carla Algeri, Viviane Cavalcante Pinto.

Técnica Vocal: Elo Dorneles

Sonoplastia: Ima D.Aranda

Professores das Turmas I e II da OPT, II SEMESTRE: Lou Hamad, Alexandre Passos, Sérgio Bessa

Maquiagem: Fernanda Finardi

Laboratórios Corpo e Poemas: ainda os alunos: Eduardo, Fernando Silva, Nicoli, Giovana e alunos da I fase.

Direção Geral e Iluminação: Carmen L. Fossari

Produção; Grupo Pesquisa Teatro Novo – DAC/UFC

Promoção: Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC.

Serviço::

O QUE: Espetáculo teatral VERBAIS: ninho de palavras com a OPT – Oficina Permanente de Teatro do DAC/UFSC

QUANDO: Dia 9 dezembro de 2008, terça-feira, às 21h00

ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis.

QUANTO: Gratuito. Pede-se ao público para chegar ao teatro com meia hora de antecedência.

Fonte: [CW] DAC: SECARE: UFSC, com material da OPT.