Sete universitários da UFSC e Udesc pedalam do Chile até a Argentina em prol da sustentabilidade do Planeta
A conscientização e a tomada de atitudes que garantam a sustentabilidade no Planeta Terra é o grande desafio do século. Uma mudança de comportamento que as nações do mundo vacilam em assumir, conforme foi possível observar em recente reunião de chefes de estado durante a 14ª Conferência do Clima, na Polônia. E é dentro deste contexto que as ações individuais voltadas à conservação da biosfera ganham dimensão. Contribuições como a contida em projeto elaborado por um grupo multidisciplinar de estudantes da UFSC e Udesc para execução em janeiro de 2009.
Através do projeto “Travessia Pacífico-Atlântico – o desafio pela sustentabilidade” os estudantes de Engenharia Sanitária e Ambiental, Daniel Furtado, Robson Ricardo Resende e Leonardo Vardanega, de Administração Pública, Paulo Guilherme Fuchs, de Engenharia de Produção Civil, Maurício Almeida Faraon, de Engenharia de Produção Mecânica, Leonardo Sanches, e de Agronomia, Rafael Brandes, se propõem a atravessar pedalando o percurso terrestre entre a Cordilheira dos Andes, no Chile, e a Patagônia Atlântica, na Argentina.
Entre os objetivos do grupo está o estímulo ao uso de bicicleta em rotas turísticas como forma de diminuir a emissão de gases poluentes. Além disso, durante todo o trajeto os estudantes vão fazer o mapeamento das unidades de conservação; conhecer as técnicas utilizadas nos dois países em prol do equilíbrio ecológico; tentar estabelecer parcerias com universidades conveniadas dos dois países; documentar a viagem, através de fotos e vídeos, para posterior divulgação em escolas, palestras e reuniões. Durante o percurso, os graduandos pretendem deixar o plantio de mudas nativas.
A UFSC apóia a iniciativa do grupo através da Reitoria e do Núcleo de Educação Ambiental da UFSC (NeAMB). Os estudantes contam também com o patrocínio da empresa Cicle Della Giustina.
Outras informações podem ser obtidas com o acadêmico Maurício Faraon pelo telefone (48) 3209-5323.
Mara Paiva /Jornalista da Agecom