O grupo de teatro do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) mostra trabalho no I Congresso de Saúde Mental da UFSC
Nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, o grupo de teatro, cinema e terapia para usuários do Centro de Apoio Psicossocial apresentou a peça ´Ou ou o que é um louco?`, na Concha Acústica da UFSC. A peça mostra situações que ajudam a desfazer os clichês associados à oposição normalidade e loucura.
O grupo de teatro, cinema e terapia para usuários do CAPS surgiu em 1997 e criou um espaço em que as pessoas diagnosticadas com algum transtorno mental pudessem participar de maneira livre, como um grupo de amigos. O objetivo é integrar os participantes à sociedade, fazendo com que se sintam capazes de criar e interpretar atitudes que refletem suas vidas.
O CAPS é um serviço da Prefeitura Municipal de Florianópolis integrado à rede municipal de saúde e ligado ao SUS. Atende a população a partir de 18 anos, com grave sofrimento psíquico. São pessoas que passaram por internação psiquiátrica ou têm dificuldades graves de socialização. O objetivo do serviço é a reabilitação psicossocial.
O grupo produziu também a peça ´Surtos ou manual de internação involuntária`, e o documentário ´Surtos`, este último produzido com recursos do Proext Cultura 2007, uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Petrobrás que apóia projetos culturais de universidades públicas voltados à inclusão social.
A peça ´Ou ou o que é um louco?` tem duração média de 40 minutos, porém o tempo pode variar porque o espetáculo é aberto para improvisações, o que torna cada apresentação diferente e única.
O grupo de teatro do Centro de Apoio Psicossocial ensaia todas às quintas-feiras, às 14h.
Mais informações sobre o I Congresso de Saúde Mental no site: http://www.congressodesaudemental.ufsc.br/
Mais informações sobre o grupo de teatro, cinema e terapia para usuários do CAPS pelo telefone (48) 3228-5074.
Por Luíza Fregapani / Bolsista de Jornalismo na Agecom