Laship cria presépio com movimento

17/12/2008 11:37

Quando se olha para o centro tecnológico pensa-se em máquinas parafusos, compressores e instrumentos dessa natureza. Pouco se imagina que existe gente lá que sente o mesmo que os poetas, os amantes e são pessoas como qualquer mortal. Prova disso é o presépio desenvolvido por alunos do mestrado do Laboratório de Hidráulica e Pneumática, o Laship, do Departamento de Engenharia Mecânica. A história deles começou há oito anos atrás, quando a esposa de um dos professores incumbiu o marido a dar fim a uma pequena árvore de natal, que na opinião dela estava muito velha para continuar ornamentando a casa da família. Por alguma razão sentimental o professor a trouxe para UFSC.

A partir daí tudo começa. Alunos e professores foram desafiados a produzirem um presépio, usando a tal árvore e os recursos da Laship. Desde então, cada dupla de estudante é escalada para colocar em prática sua criatividade, sob a orientação do engenheiro Luis Galaz e demais professores. Neste ano, a tarefa coube aos mestrandos Desyel Terronatto e Mauro Hene. Usando ar comprimido, peças plásticas, papel, trilhos e um amontoado de mangueiras e luzes piscando, o presépio foi montado na entrada do laboratório, que funciona no térreo do prédio instalado nos fundos da reitoria.

O resultado do trabalho médio de 10 dias pode ser visto pelo público em geral, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. São 28 pessoas entre docentes e estudantes responsáveis em realizar a tarefa, onde a preocupação é inovar a cada ano. Paralelamente a isso, o grupo aderiu ao projeto dos Correios, quando eles pegam cartas encaminhadas ao Papai Noel e compram os presentes para serem entregues às crianças. Segundo o engenheiro Galaz, essa foi uma forma do departamento contribuir com a comunidade e fazer a alegria dos menos favorecidos.

Outras informações no fone 3721.9992.

Texto e foto:José Antônio de Souza/jornalista na Agecom