Fundo Padrão é a última exposição da Galeria de Arte da UFSC em 2008

01/12/2008 18:00

Michal Kirschbaum e trabalho com serigrafia em azulejo

Michal Kirschbaum e trabalho com serigrafia em azulejo

A última realização da Galeria de Arte da UFSC em 2008 traz a exposição “Fundo Padrão”, da jovem artista israelense naturalizada brasileira Michal Kirschbaum. A mostra procura apresentar as possibilidades de ressignificação da relação homem-espaço, através de pinturas, esculturas e fotografias. “Fundo Padrão” terá sua abertura no dia 2 de dezembro, com a presença da artista, ficando em cartaz até o dia 18/12. Com o recesso escolar, reabre no dia 9 de fevereiro, e permanece aberta para visitação até o dia 20 do mesmo mês. A entrada é gratuita e aberta à comunidade. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30min.

A artista e as obras

Michal Kirschbaum é artista visual. Nasceu em Jerusalém no ano de 1978, e iniciou seus estudos na área ao cursar dois anos (1998 e 1999) de Artes Plásticas na Escola Nacional de Belas Artes Prilidiano Pueyrredon, do Instituto Universitário Nacional del Arte (IUNA) e Desenho Gráfico na Universidade de Buenos Aires (UBA), ambas na capital argentina. Obteve bacharelado em 2006, já no Brasil, em Artes Visuais (com ênfase em Desenho) pelo Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre. Atualmente, cursa Artes Plásticas (licenciatura) na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e trabalha com fotografia, serigrafia, desenho e pintura.

Michal Kirschbaum já participou de 13 mostras coletivas, a maioria em Porto Alegre e Buenos Aires, e foi uma das vencedoras do concurso de fotografia da UDESC/ 2008 além de ter obtido uma menção honrosa. Em 2007 teve uma exposição coletiva da qual participou indicada ao Prêmio Açorianos de Artes Visuais com a mostra fotográfica SobreImagem, realizada em Porto Alegre. “Fundo Padrão” é a primeira exposição individual da artista.

Ulcerações 4, obra de Michal Kirschbaum

Ulcerações 4, obra de Michal Kirschbaum

A seleção de obras para a exposição procura abordar e ressignificar elementos cotidianos, através de pinturas em acrílico, serigrafias e fotografias, como em obras onde reinventa a percepção sobre os objetos, através de colagens, recortes, aproximações e inserções de outros elementos. As obras, produzidas entre 2005 e 2008, remetem ao indivíduo e suas relações com o espaço e os objetos, aproximando-o do íntimo, do subjetivo, em contraste com estes objetos que pertencem a um padrão cultural, estabelece assim relações entre o que é íntimo, próprio do corpo, e sua relação com suportes que são objetos convencionais. Para isso a artista se utiliza de peças de jogos infantis até fios de ortodontia, blocos de jornais e fios de cabelo.

Na exposição, o público poderá manipular os trabalhos Contém/Contido/Contém, feitos pela artista com serigrafias em azulejo.

A Galeria de Arte da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural – DAC, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC.

Serviço:

O QUE: Exposição “Fundo Padrão”, de Michal Kirschbaum, com Encontro com o Artista.

ONDE: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência

QUANDO: Abertura, com a presença da artista, no dia 2 de dezembro de 2008, terça-feira, às 18h30. Visitação: até 18 de dezembro. Reabre dia 9 de fevereiro de 2009 e fica em cartaz até o 20/02. De segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade

CONTATO: http://www.dac.ufsc.br – Galeria: (48) 3721-9683 ou galeriadearte@dac.ufsc.br

Fonte: Gustavo Bonfiglioli, Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa DAC: SECARTE: UFSC.