Fórum na UFSC reúne autoridades mundiais na área de transplantes
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai receber, nos dias 18 e 19 de dezembro, algumas das maiores autoridades mundiais na área de transplantes. A Secretaria de Estado da Saúde, através da SC Transplantes, e a UFSC, através do Hospital Universitário (HU), estão promovendo o 1º Fórum Internacional de Coordenadores de Transplantes do Brasil.
Através de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital Universitário da UFSC, será viabilizada, na quinta-feira, dia 18, às 14h15min, a implantação do Centro de Transplantes de Órgãos, Tecidos e Células, setor que inclui um Centro de Tratamento de Feridas Complexas para atendimento a pacientes com queimaduras, cicatrizes e outras lesões complexas da pele. O local onde o Centro será instalado passará por uma reforma, e a previsão é que o atendimento, pelo Sistema Único de Saúde, inicie em março. Na mesma solenidade, no hall da Reitoria, será assinado outro convênio com o Grupo Montevidéu, marcando assim o ingresso da UFSC na plataforma de universidades públicas que oferecem educação permanente na área de transplantes.
Em seguida, será aberto o 1º Fórum Internacional de Coordenadores de Transplantes do Brasil, com a presença de autoridades mundiais no tema, como a responsável pelo Programa Europeu de Educação Hospitalar para Doação, Carmen Segovia Gómez. Às 17h45min ela fala sobre “O Estado da Arte das Más Notícias e da Entrevista Familiar para a Doação de Órgãos e Tecidos”. Também serão palestrantes do Fórum Juan Galán Torres, da Espanha, Inés Alvarez e Raul Mizraji, do Uruguai, Martin Torres, da Argentina, José Luis Rojas, do Chile, e o presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Valter Duro Garcia.
Também fazem parte da programação palestras sobre a “Situação dos Transplantes no Brasil frente ao Cenário Internacional”; “O modelo espanhol de coordenação de transplantes e sua tradução para a Ibero América e outras partes da Europa”; “O Estado da Arte das más notícias e da entrevista familiar para a doação de órgãos e tecidos”, entre outras.
Como prévia do Fórum, o coordenador do maior hospital de transplantes da Espanha, o La Fé, de Valência, Juan Galán Torres, dará palestras no dia 16 de dezembro no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, às 15h, e no Hospital Municipal São José, em Joinville, às 18h. No dia 17 de dezembro, às 10h, será a vez dos servidores do HU, em Florianópolis, acompanharem as estratégias da comunidade hospitalar da Espanha para chegar ao índice de 40 doadores por milhão de população
Com 15,8 doadores por milhão de população (pmp), o desempenho de Santa Catarina nesta área só fica atrás do registrado em quatro regiões do Planeta: a Espanha, com 35,5 doadores pmp, os Estados Unidos, com 26,5 doadores pmp, Cuba, com 18,7 doadores pmp, e o Uruguai, com 18 doadores pmp. Nos últimos anos, o Estado quadruplicou os investimentos destinados à viabilização de transplantes, com recursos na casa dos R$ 12 milhões. “Isso representa uma economia em escala com reflexo em várias áreas, já que, além de ter muito mais qualidade de vida, quem recebe um órgão desonera os custos de serviços de saúde, como o da diálise, por exemplo”, observa o Superintendente de Regulação e Serviços Especializados da Secretaria de Estado da Saúde, Joel de Andrade.
No Brasil, o índice do primeiro semestre de 2008 foi de 6,5 doadores por milhão de população, o que explica o interesse de outros estados pelo modelo implantado pela SC Transplantes. Além do percentual de doadores pmp, Santa Catarina também tem o maior serviço de transplante de fígado do Brasil, em números absolutos, com 87 intervenções do gênero realizadas até 10 de dezembro, e o maior índice de transplante de rim e fígado, de doadores falecidos. “Isso é resultado de uma Política de Estado que valoriza os transplantes, com capacitação de profissionais e investimentos em hospitais”, destaca o doutor Joel, referindo-se à nova ala de transplantes do Hospital Santa Isabel, de Blumenau, e à enfermaria destinada a este serviço, no HU.
Mais informações pelos telefones (48) 3221-2071, 8843-8810, Ascom SES SC ou http://sctransplantes.saude.sc.gov.br.
Fonte: Ana Lavratti – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde de SC.