Engenharia Mecânica da UFSC lança livro
Nesta sexta-feira, dia 5, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe uma importante contribuição para o resgate de sua memória, com o lançamento do livro “Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC – Histórias e Contribuições”. A publicação relata a trajetória do EMC, desde a implantação da Escola de Engenharia Industrial em Florianópolis, em 1962, até a atual excelência alcançada pela UFSC na área. O lançamento será realizado às 18h30min, no auditório Goiabeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
O livro revela que muitas pessoas, instituições e empresas contribuíram para tornar realidade o sucesso sonhado pelos idealizadores do curso e da própria UFSC. Mas não foi uma tarefa fácil. O primeiro curso de Engenharia implantado em Santa Catarina tinha uma série de motivos para não prosperar, entre elas a distância que o separava de pólos industriais e a dificuldade de encontrar professores qualificados.
Esses obstáculos foram superados com a consolidação de parcerias entre o Departamento e o setor produtivo, aliada a uma política agressiva de formação de docentes – atualmente 95% dos professores do EMC são doutores. Assim, desde meados da década de 1970 a UFSC figura como instituição de excelência em Engenharia Mecânica no Brasil. Ao longo de oito capítulos, a publicação busca registrar de forma cronológica os fatos e as pessoas que construíram essa história, diretamente ligada à evolução da própria UFSC e do ensino superior brasileiro.
Integração
A idéia de produzir o livro surgiu no aniversário de 45 anos do Curso de Engenharia Mecânica, em 2007. Para legitimar o conteúdo, foi formada uma Comissão Editorial, composta por professores e servidores do EMC, aposentados e ativos. “Nunca tivemos a pretensão de fazer uma obra definitiva, mas sim de reconstruir parte de nossa história, criando um referencial para ampliá-la”, afirma o professor do EMC Lourival Boehs, que presidiu a Comissão Editorial.
Além de contribuir para o resgate da história da Universidade, a produção do livro permitiu a integração entre os Departamentos de Engenharia Mecânica e Jornalismo da UFSC. Produzido pelo Núcleo de Projetos Editoriais (NPE) do Departamento de Jornalismo, o trabalho envolveu 13 estudantes em um trabalho de reportagem com cerca de cem fontes, além de pesquisas documentais e iconográficas.
O maior desafio enfrentado decorre da natureza da própria instituição: ao contrário de uma empresa, onde o dono tem o poder de recortar a narrativa que lhe interessa, nesse caso, desde o início do processo, todos os envolvidos foram convidados a relatar suas versões e a validar o documento consolidado na intranet, depois referendado pela Comissão Editorial. “Desenvolvemos um novo modelo para a recuperação e construção da memória das instituições. Ele permite uma narrativa coletiva, participativa e referendada publicamente por todos os envolvidos interessados, sendo muito útil para viabilizar uma história mais democrática em instituições como as universidades”, afirma o professor do Departamento de Jornalismo Carlos Locatelli, que coordenou a produção.
O livro “Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC – Histórias e Contribuições” foi patrocinado por Feesc, Fapesc, Fapeu, Caixa Econômica Federal, BRDE e Embraco. O lançamento do livro ocorre às 18h30h desta sexta-feira, dia 5, no auditório Goiabeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Mais informações com professor Lourival, fone 48 3234-3579.