Engenharia de Mobilidade, um novo conceito no campus de Joinville

09/12/2008 10:28

O Conselho do Centro Tecnológico da UFSC aprovou na semana passada a implantação do revolucionário curso de Engenharia de Mobilidade no campus de Joinville, a partir de agosto de 2009. O curso terá 200 vagas por semestre e o primeiro vestibular de acesso deve ocorrer entre maio e junho do próximo ano. De acordo com o diretor do CTC, professor Edison da Rosa, nos primeiros três anos o conjunto de disciplinas será uniforme para todos os alunos e depois disso eles elegem a especialização de seu interesse.

Para isso, a Universidade criou sete alternativas, dentro de duas grandes áreas – Engenharia Veicular e Engenharia de Transportes. Na primeira, as opções são Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Automobilística, Engenharia Ferroviária e Engenharia Mecatrônica. Na segunda área, os estudantes podem escolher entre Engenharia de Tráfego e Logística e Engenharia de Infra-estrutura.

O diretor do CTC ressalta que a intenção é atender a todos os campos ligados à área de transportes, englobando rodovias, portos, aeroportos e ferrovias. A Engenharia Ferroviária, por exemplo, é uma especialidade inédita em universidades, enquanto a Mecatrônica é importante porque se ocupa da parte elétrica e de controle dos meios de transporte. “Existe uma grande demanda por profissionais na indústria naval e na infra-estrutura, por exemplo”, diz Edison da Rosa. “Até agora, só havia cursos isolados, mas com este conceito estamos sendo pioneiros no mundo”.

O professor explica que também em Curitibanos e Araranguá os cursos serão voltados para as necessidades regionais. No primeiro caso, as ciências rurais serão o foco da proposta pedagógica e do primeiro vestibular, e no sul do Estado o curso será na área de sistemas digitais, oferecendo formação abrangente no campo das ciências computacionais.

Mais informações com o professor Edison da Rosa, pelos fones (48) 3721-9340, 3721-9343 e 9963-9905.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom