Encontro de capoeira na UFSC reúne crianças e adolescentes de projetos sociais

04/12/2008 12:33

O I Encontro Infantil de Capoeira será realizado no dia 5 de dezembro, das 9 às 17 horas, na Reitoria da UFSC e na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria. O encontro reunirá cerca de 300 crianças da Grande Florianópolis que são vinculadas a algum projeto social.

Capoeira: saberes e experiências A programação acontecerá durante o dia inteiro, com danças infantis de hip hop, chorinho, jongo, rodas de capoeira e apresentação do bloco Africatarina, da Armação. Criado em 2004, o bloco é formado por crianças e adolescentes alunos de programas no Sul da Ilha, além de pais, professores e membros da comunidade.

O encerramento do encontro será marcado por um show de chorinho com o músico Wagner Segura e uma palestra sobre a história da música popular de Florianópolis com João Ponte, Presidente do Clube de Choro de Florianópolis.

O objetivo do evento é a troca de saberes e experiências entre educadores e educandos de projetos sociais de Florianópolis que desenvolvem atividades relacionadas a capoeira, música, dança, cinema e promovem palestras arte-educativas.

O encontro é realizado pelo Novo Horizonte Circularte, um projeto social que oferece aulas de teatro e capoeira a crianças e adolescentes carentes. Esse projeto é fruto de uma parceria entre o grupo de arte-educadores ‘Movimento Circularte’ e a ‘Sociedade Recreativa Esportiva e Cultural Novo Horizonte’.

O Novo Horizonte Circularte foi uma das instituições selecionadas no Edital Capoeira Viva, idealizado pelo Ministério da Cultura e promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), com patrocínio da Petrobras.

Através desse edital, pessoas físicas, associações, fundações e outras instituições sem fins lucrativos que desenvolvam trabalhos de incentivo à capoeira recebem recursos financeiros para realizarem as atividades. Em 2008, um total de R$1,2 milhão foi dividido entre os 122 programas selecionados.

Mais informações com Camila Aschermann pelo telefone (48) 8404 7625 ou e-mail ping7pong@hotmail.com

Programação

9h: Abertura

9h20min: Intervenção – Caras e Bocas

9h30min: Contando a história da capoeira

10h: Maculelê ecológico

10h30min: Exposição mestres de capoeira

11h: Oficinas de capoeira

12h: Almoço

13h: Hip hop

13h30min: Puxada de rede

14h: Agora a capoeira é patrimônio cultural

14h30min: Oficinas de capoeira

15h30min: Grupo Africatarina

16h: Lanche

16h30min: Encerramento com roda de capoeira

17h: Florianópolis conta a historia do choro e Chorinho com Wagner Segura

Saiba mais:

Bloco Africatarina

Criado em 2004, o bloco é formado por uma bateria de 70 crianças e adolescentes; pela ala da comunidade com 300 foliões entre pais, professores das escolas parceiras e simpatizantes das ações sociais do grupo; pela harmonia, composta por 12 membros e colaboradores do grupo Africatarina; e pela ala das Ritinhas, com 8 crianças pequenas no abre-alas. O bloco foi idealizado com a meta de mostrar na arena carnavalesca os resultados dos cursos anuais oferecidos pelos projetos do Grupo Africatarina de Arte e Arte-Educação, que desenvolve atividades no Sul de Florianópolis.

Wagner Segura

Wagner Segura é músico, arranjador e compositor e participa ativamente da divulgação do chorinho em Florianópolis. Já integrou os conjuntos de choro “Vibrações” e “Nosso Choro” e gravou um CD solo independente chamado “Um Toque Seguro”.

Toca diversos instrumentos como violão, bandolim e cavaquinho. Produziu discos de todos os sambas-enredo da Embaixada Copa Lord, fez a trilha sonora dos filmes sobre Victor Meireles e Cruz e Souza e participou como músico e arranjador da gravação de discos de cantores como Zininho, Neide Mariarrosa, Jorge Coelho, Maria Helena, Brasil e Argentina (Deuri e convidados); Vida e Sonhos (Deuri), Anita Hoepcke, Paulinho Vidal, Bom Partido, Bar Fala Mané, Ed Júnior, Acordioníssimo (Irene Pavoni), Jorge Gibbon, Januário, Elias Marujo e outros.

Por Tifany Ródio/bolsista de Jornalismo na Agecom

Foto:Divulgação