Alunos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia são premiados em congresso no Rio de Janeiro

05/12/2008 15:39

Participantes do mestrado em Radiologia Odontológica na UFSC, Saulo Leonardo Sousa Melo e Anne Caroline Costa Oenning, foram premiados, respectivamente, com o 2º lugar nos trabalhos em forma de painel, e com o 3º lugar nos trabalhos de tema livre. No evento, que ocorreu entre 13 e 15 de novembro, a UFSC foi representada por três alunos do mestrado que apresentaram oito trabalhos.

Saulo apresentou o painel Aspecto radiográfico de raios de sol em um caso de lesão reativa. Integrado ao programa desde 2007, ele conta que o painel foi originado por um caso que acompanhou no mês de agosto durante trabalhos em uma clínica particular em Florianópolis. A paciente, que já concluiu o tratamento, apresentava um tumor na boca, situação bastante rara que pode ser detectada precocemente através de uma tomografia de feixe cônico.

Saulo explica que esse tipo de exame é bastante moderno e possibilitado por um equipamento que, embora seja bastante caro, é um grande aliado para o diagnóstico de lesões ósseas. “Uma máquina assim custa em torno de 500 mil reais, mas compensa. Como foi provado nesse caso, podemos detectar enfermidades desse tipo precocemente e proceder com o tratamento adequado”.

Santa Catarina foi um dos primeiros estados brasileiros a receber o tomógrafo, e em Florianópolis apenas duas máquinas fazem esse tipo de exame, em clínicas particulares. Saulo comenta ainda que equipamentos desse tipo devem demorar a chegar ao sistema público de saúde e às universidades, pois além do alto custo, sua função é muito específica, e geralmente as instituições não priorizam esse tipo de investimento.

Anne Caroline Costa Oenning também é aluna do mestrado há um ano, e participou do congresso apresentando um caso clínico de um paciente portador de uma enfermidade rara denominada Hipofosfatemia Vitamina D resistente. O caso foi trazido à UFSC por uma cirurgiã-dentista do interior do Estado e após análise dos exames no Ambulatório de Patologia Bucal do HU, o paciente recebeu tratamento completo nas dependências do Hospital Universitário.

No trabalho de Anne, apresentado em uma conferência denominada Avaliação Radiográfica e Tomográfica de um caso de hipofosfatemia vitamina D resistente, o público se mostrou bastante interessado, por se tratar de uma patologia rara. Anne explica que o tema mais abordado durante sua apresentação foi a importância da atuação do cirurgião dentista na prevenção de doenças e na manutenção da saúde geral do paciente. Seu trabalho também foi premiado com o terceiro lugar na categoria tema livre. “É uma premiação de grande importância para a UFSC por levar o nome da instituição ao maior congresso de Radiologia Odontológica do País. Além disso, dois dos seis prêmios foram entregues a mestrandos da Universidade. Isso fortalece e aumenta a credibilidade do curso diante da comunidade acadêmica nacional e outras instituições de pesquisa.”

Gabriela Bazzo / Bolsista de Jornalismo na Agecom