Choro e alegria na hora de conferir o listão

30/12/2008 17:43

Fotos: José Antônio de Souza/ Jornalista na Agecom

Fotos: José Antônio de Souza/ Jornalista na Agecom

Um misto de alegria e tristeza dominou os ginásios do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, quando da divulgação da relação dos classificados do Vestibular 2009. A proporção que familiares e candidatos iam conferindo os nomes nas listas de classificados, a gritaria era geral. A surpresa de candidatos que não acreditavam que seus nomes não constavam da relação e dos que, com emoção, encontraram não só os seus nomes, mas também os dos amigos.

A família Laureano, do Alto Ribeirão, interior da Ilha de Santa Catarina, por exemplo, vibrou unida quando viu na relação de classificados os nomes de Eduardo e Guilherme Laureano classificados para Ciências Contábeis e Design de Produtos. Os dois sempre estudaram em escolas públicas, como o Colégio de Aplicação e Instituto Estadual de Educação. Guilherme disse que somente no terceiro ano transferiu-se para uma escola particular porque ficou com medo de perder o ano, em função da greve dos professores da rede estadual.

Cristine Bitencourt Fernandes, aprovada para o curso de Medicina, fez o segundo grau no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). Segundo ela, não é a escola que vai aprovar o candidato, mas o que ele está disposto a perder para conquistar seu objetivo. Cristiane garante que teve de abrir mão do seu lazer, mas valeu a pena. Já no lado de fora do ginásio, farinha de trigo, água e tesoura compuseram a maquilagem de cada aprovado.

Os celulares tocavam freneticamente e, aos gritos, os parentes que não vieram ao campus iam sabendo das últimas informações. Tia, avó, cachorro de estimação, todos atendiam as ligações e gritavam, pulavam e choravam de alegria pelo resultado.

Por José Antônio de Souza/ Jornalista na Agecom

Vestibular UFSC/2009: Divulgada a lista dos aprovados

30/12/2008 16:17

Fotos: Paulo Noronha/ Agecom

Fotos: Paulo Noronha/ Agecom

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou hoje (30/12) a lista dos aprovados no Vestibular 2009. A lista impressa foi afixada nos três ginásios do Centro de Desportos, próximo da Reitoria, e também pode ser acessada no www.vestibular2009.ufsc.br.

A cerimônia que oficializou a divulgação ocorreu no auditório da Reitoria, às 14h, quando foram homenageados os dez primeiros colocados na classificação geral, com kits contendo um exemplar do livro A Escalada da Ciência, de Brian L. Silver, tradução de Arno Blass (EdUFSC), e um Jornal Universitário. Os três primeiros colocados na classificação geral e também os três primeiros colocados oriundos de escolas públicas – homenageados pela primeira vez – receberam também medalhas. Estiveram presentes o vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva (o Paraná), o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Júlio Szeremeta, o diretor do Departamento de Administração Escolar (DAE), Luís Carlos Podestá, representando a pró-reitora de Ensino de Graduação, Yara Rauh Muller e o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Cláudio Amante.

Júlio Szeremeta valorizou o esforço dos candidatos, agradeceu toda a equipe da Coperve mas não se esqueceu dos demais profissionais que trabalharam durante o vestibular. “Aos anônimos elaboradores das questões, aos avaliadores das redações e das discursivas, aos que aplicaram as provas, agradecemos a disponibilidade e a dedicação”.

Matrículas – Luís Carlos Podestá parabenizou os aprovados, chamando-os também a atentarem às datas das matrículas: os calouros do curso de Engenharia de Materiais deverão realizá-las entre os dias 29 e 30 de janeiro, e dos demais cursos, entre os dias 12 e 13 de fevereiro.

Representando o reitor Alvaro Prata, o vice-reitor enfatizou o desempenho dos candidatos que foram aprovados através das ações afirmativas. “Percebemos que neste ano as notas dos cotistas se aproximaram bastante das notas dos demais candidatos. Esse fato demonstra que a UFSC tomou a decisão certa ao assumir o desafio”. A Universidade, segundo Paraná, torce e se engaja para a melhoria da qualidade do Ensino Médio de Santa Catarina.

Ao mencionar a expansão da Universidade, através da criação dos campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville, o vice-reitor destacou como positivo um aspecto humano: “o sofrimento das famílias diminui, já que o número dos estudantes excluídos acaba sendo reduzido”. O reitor salientou ainda o trabalho da UFSC voltado a melhorar conteúdos, ampliar a interdisciplinaridade, flexibilizar os currículos, facilitar a mobilidade interna e investir na humanização do campus e na infra-estrutura de ensino.

Início das aulas – Calouros e veteranos iniciarão o próximo semestre no dia 02 de março, com exceção dos alunos do curso de Engenharia de Materiais, que começam o ano letivo no dia 02 de fevereiro.

Novos cursos – A UFSC criou, em 2008, cinco novos cursos, já incluídos entre as opções do Vestibular 2009: Ciência e Tecnologia Agroalimentar, Licenciatura em Química, Relações Internacionais, Design de Animação e Design de Produto. Dessa forma, o número de vagas oferecidas aumentou de 4.095, em 2008, para 4.571 neste ano, num total de 70 cursos. As novas opções somam-se à criação dos campi de Joinville, Araranguá, Curitibanos, de forma a pôr em prática o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O campus de Joinville dará ênfase à área tecnológica, e um de seus cursos já foi anunciado: Engenharia de Mobilidade, que compreende duas grandes áreas – Engenharia Veicular e Engenharia de Transportes. Na primeira, as opções são Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Automobilística, Engenharia Ferroviária e Engenharia Mecatrônica. Na segunda área, os estudantes podem escolher entre Engenharia de Tráfego e Logística e Engenharia de Infra-estrutura. De acordo com o reitor Alvaro Toubes Prata, o vestibular para os novos campi deve ocorrer em junho de 2009.

Confira a lista completa no www.vestibular2009.ufsc.br

Portais como ClicRBS, AN e UOL também divulgarão a lista.

Primeiros colocados na classificação geral:

1 – Paula do Vale Pereira – Engenharia Mecânica

2 – Haniel Alves Araújo – Medicina

3 – Ricardo Baesso – Medicina

4 – Morgahna Nathalie Wamser – Medicina

5 – Matheus Andrade de Oliveira – Medicina

6 – Luiz Guilherme Stefanuto de Lima – Medicina

7 – Fabrício Marques Corrêa – Medicina

8 – Gustavo Ouriques – Medicina

9 – Sylvia Kowalski Pereira – Medicina

10 – Irai Luis Giacomelli – Medicina

Três primeiros colocados oriundos de escolas públicas:

1 – Rodrigo de Oliveira Madia – Medicina

2 – Kamilla Manduca do Prado – Medicina

3 – Carlos Francisco da Silva – Medicina

Por Cláudia Schaun Reis/ Jornalista na Agecom

CHARGE DA SEMANA

30/12/2008 13:41

Missão cumprida – Papai Noel no campus com o listão do Vestibular 2009

Por Jorge Luíz Wagner Behr/Agecom

Galeria de Arte da UFSC divulga pauta de exposições para 2009

29/12/2008 10:11

A galeria tem local privilegiado no campus

A galeria tem local privilegiado no campus

A pauta da Galeria de Arte da UFSC para 2009 será composta de oito exposições, entre mostras individuais e coletivas, com trabalhos em diversas técnicas. O ano de exposições começa em fevereiro com a continuação da mostra “Fundo Padrão”, iniciada em dezembro de 2008, da jovem artista israelense Michal Kirschbaum, cuja exposição procura apresentar as possibilidades de re-significação da relação homem-espaço, através de pinturas, esculturas e fotografias.

Nos outros meses do ano, em data ainda a ser definida com os artistas, serão apresentadas duas exposições de propostas aprovadas para 2008-02, mas que precisaram ser ajustadas em novo período; uma exposição comemorativa dos 20 Anos da Galeria de Arte da UFSC; uma mostra anual referente à “25ª Exposição de Arte dos Funcionários da UFSC”; mais as três exposições selecionadas a partir das inscrições para 2009.

As três exposições selecionadas para 2009, pela atual comissão de seleção, foram as seguintes:

Artista: Diego Fagundes da Silva (Diego Fagundes), Natural de Porto Alegre – RS, residente em Florianópolis – SC. Exposição individual de Desenho – ilustrações e quadrinhos;

Artista: Clarissa Pinto Kury (Clarissa de Khury), Natural de Caçador – SC, residente em São Paulo – SP. Exposição individual de Pintura – acrílica/ aquarela, Fotografia – manipulação digital e fotografia e Instalação – colunas de panelas;

Artista: Marie-Ange Edmond Arnold Jeanne Herck Giaquinto (Marie-Ange Giaquinto), Natural de Bruxelas/Bélgica, residente em São Paulo – SP. Exposição individual de Pintura – acrílica sobre tela e arame (maleáveis) e Instalação – o público interage com as obras.

A Comissão de Seleção da Galeria de Arte da UFSC tem caráter interinstitucional e é formada por representantes da UFSC, de outras universidades e associações de artistas ou profissionais das Artes Plásticas de Santa Catarina. Atualmente, a comissão é composta por representante do Centro de Artes da UDESC, da Fundação Catarinense de Cultura, da Associação Catarinense de Artistas Plásticos – ACAP, da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP, da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Catarina – AAPLASC e da Galeria de Arte da UFSC.

Artistas nacionais e estrangeiros expõem na galeria

Artistas nacionais e estrangeiros expõem na galeria

Sobre a Galeria de Arte da UFSC

A Galeria de Arte da UFSC, com quase 20 anos de atuação sistemática e periódica, desde 1989, tem se consolidado como espaço de referência para exposições no Estado de Santa Catarina. Local de estudo e apreciação da arte, realiza workshops e encontros com artistas, ampliando o acervo de obras de arte que promove a humanização do campus. Apresenta trabalhos de diversos artistas plásticos locais, nacionais e estrangeiros, em uma dúzia de exposições individuais e coletivas em que cerca de 60 artistas apresentam seus trabalhos para um público da ordem de 10 mil pessoas por ano.

Espaço cultural com localização privilegiada dentro do campus da UFSC, a Galeria de Arte é considerada uma das melhores do Estado, tem programação permanente e realiza exposições a cada mês. Com sala de exposição denominada Aníbal Nunes Pires, e área de 220m², dispõe de infra-estrutura necessária à realização de mostras de qualquer natureza.

As exposições realizadas na Galeria de Arte têm possibilitado que se ofereça à comunidade universitária um “Encontro com o Artista”. O objetivo desse encontro é possibilitar que o artista que expõe na universidade possa fazer uma comunicação do seu trabalho para a comunidade universitária, artistas e professores de arte da rede pública de ensino. Nesses encontros o artista tem a oportunidade de falar sobre o processo criativo da sua obra, o que envolve o conceito teórico e as técnicas utilizadas na produção de uma obra de arte. Nessa aproximação entre o artista e a comunidade também são relatadas experiências de vida do artista, desde a sua formação, processos de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos. “O encontro é uma oportunidade para socializar o conhecimento que é produzido nos ateliês e na academia”, enfatizam os coordenadores do projeto da Galeria de Arte da UFSC.

A Galeria tem como objetivo mostrar propostas com linguagens contemporâneas em várias técnicas que proporcionem à comunidade universitária o debate e a discussão do fazer artístico.

Diversos artistas de Santa Catarina e de outras regiões do Brasil já realizaram exposições na Galeria da Universidade, tanto em exposições individuais, como coletivas, a exemplo de grupos de artistas do Paraná e do Rio Grande do Sul. Além dos brasileiros, a presença de artistas estrangeiros foi marcada por exposições como a do argentino

Alejandro Pita, da austríaca Moje Menhardt e do designer de cerâmica do Museu Guggenhein de Nova York, o norte-americano Gene Anderson. Ele, além da exposição, realizou um workshop, durante um mês, com um grupo de ceramistas locais, o que resultou numa obra que está afixada em parede externa de edifício da UFSC.

A UFSC oferece a infra-estrutura física, com sala de exposições, sala de apoio de montagem/desmontagem, pequena copa e banheiro. Além disso, a universidade também oferece a impressão de cerca de 700 convites modelo padrão para serem encaminhados pela instituição e pelos artistas. A equipe do DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC, que administra a galeria, oferece os serviços de apoio administrativo, bem como de divulgação junto à imprensa local. As obras selecionadas devem ser encaminhadas e

retiradas por conta dos artistas expositores.

A Galeria de Arte da UFSC funciona no prédio do Centro de Convivência do campus, de segunda a sexta-feira das 10 às 18h30, e faz parte do DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC.

Serviço

O quê: Divulgação das exposições da pauta da Galeria de Arte da UFSC para 2009

Quando: De fevereiro a dezembro de 2009

Onde: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência da UFSC, Trindade, Florianópolis-SC

Quanto: Atividades gratuitas e abertas à comunidade

Contato: www.dac.ufsc.br – galeriadearte@dfac.ufsc.br (48) 3721-9683

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC

Duas equipes da UFSC participam do Projeto Rondon 2009

23/12/2008 17:34

Duas equipes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram selecionadas para atuação na Operação Centro Norte, do Projeto Rondon 2009. Pela primeira vez, foi escolhida uma proposta nascida no Curso de Jornalismo para ações na Região do Baixo Amazonas, no município de Monte Alegre,que anteriormente já havia recebido uma outra equipe da UFSC, da área de Engenharia Sanitária.

Sérgio Ferreira de Mattos e Clovis Geyer Pereira são os coordenadores da equipe, que inclui os acadêmicos Juliana Sakae, Luiza Frey e Esther da Veiga, do Curso de Jornalismo, Daiana Hackbarth, de Serviço Social, Alexandre Casagrande e Mateus Bueno, de Medicina.

A proposta foi apresentada no conjunto “B”, sugerido pelo Ministério da Defesa (organizador da operação) e inclui ações voltadas à cidadania, prevenção de acidentes domésticos, DSTs, oficinas de jornal mural como ferramenta didático-pedagógica para multiplicadores, rádio-novela e a construção de um portal para o município de Monte Alegre (28 mil habitantes na área urbana e 40

mil na rural).

Todas as ações desenhadas pela equipe de alunos implicará na produção de conteúdos em suportes midiáticos e no repasse dessas práticas aos multiplicadores selecionados (professores, agentes comunitários, agentes de saúde, alunos de segundo grau, funcionários da administração municipal).

Outras informações com o professor Sérgio Mattos pelo telefone (48) 3237-9528 ou pelo e-mail smattos@floripa.com.br.

UFSC divulga calendário acadêmico 2009

23/12/2008 17:13

RESOLUÇÃO 033/CUn/2008, de 16 de dezembro de 2008.

O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO, Reitor da Universidade

Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, e tendo em vista o que deliberou este Conselho em sessão realizada nesta data, conforme Parecer nº.035/CUn/2008, constante do Processo nº. 23080.051631/2008-13, RESOLVE:

Aprovar o Calendário Escolar para os Cursos de Graduação, referente ao primeiro e segundo períodos letivos de 2009, conforme o endereço

http://notes.ufsc.br/aplic/calgrad.nsf?OpenDatabase.

Prof. Álvaro Toubes Prata

Reitor da UFSC

Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade recebe artigos até 2 de março

23/12/2008 16:19

A Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade está selecionando artigos e resenhas para a sua primeira edição. A publicação, em versão exclusivamente eletrônica, está ligada ao Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) do Departamento de Ciência de Informação e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Os interessados na publicação de artigos devem enviar seus textos até o dia 2 de março de 2009, por meio do site da Revista, em www.revistabrasileiradects.ufscar.br. Para fazer submissão dos trabalhos, os autores devem atender às exigências e normas estabelecidas pelo corpo editorial da publicação, que também podem se conferidas na página eletrônica. Todo o material recebido será avaliado pela organização da revista com base no seu escopo central.

A revista terá periodicidade semestral e publicará trabalhos que apresentem contribuições originais, teóricas ou empíricas, relacionadas à área CTS. Seus objetivos principais são: dar vazão à produção científica na área; estimular o debate acadêmico sobre a temática de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em suas diferentes dimensões, valorizando, sobretudo, os diálogos interdisciplinares; e contribuir, de forma decisiva, para a crítica e proposição de modelos de intervenção, pública ou privada, de natureza sustentável.

Por estar vinculada a um Programa de Pós-Graduação multidisciplinar, a publicação valoriza o diálogo interdisciplinar, abrindo espaços para contribuições de outras áreas do conhecimento.

O periódico encontra-se disponível para colaboradores nacionais e estrangeiros.

Mais informações: massao@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8734.

Fonte: Agência Fapesp

CNPq divulga as publicações científicas a serem apoiadas

23/12/2008 16:13

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgaram, na semana passada, listagem de 244 periódicos científicos brasileiros que foram aprovados no Edital n°58/2008. De acordo com informação divulgada pela assessoria do CNPq, as duas agências irão investir R$ 5 milhões neste programa de incentivo à editoração e à publicação em todas as áreas do conhecimento.

Serão apoiadas em Ciências Humanas 79 periódicos, nas Ciências Sociais Aplicadas 24, em Lingüística, Letras e Artes 15 periódicos, 20 em Engenharias, nas Agrárias 28, em Ciências Exatas e da Terra 17. Nas ciências da Saúde serão apoiadas 36 periódicos e nas Biológicas 21, e consideradas multidisciplinares 4.

Segundo o CNPq, no julgamento das propostas enviadas foi considerado prioritário o apoio às revistas divulgadas simultaneamente por meio eletrônico na Internet e impresso.

Acesse o resultado no link www.cnpq.br/resultados/2008/058.htm.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq

Enquete sonda comunidade universitária sobre projeto de ciclovia

23/12/2008 13:49

Nas próximas semanas, a comunidade universitária vai ser estimulada a participar de uma enquete criada com o objetivo de conhecer sua opinião sobre a implantação de uma ciclovia que facilite o acesso e a circulação de pessoas dentro e no entorno do campus da UFSC. A intenção é usar a internet para provocar uma discussão acerca do projeto da Ciclovia Ecoeficiente, que existe há nove anos, mas nunca chegou a ser concretizado, e sobre outra iniciativa, do professor Francisco Ferreira, do curso de Arquitetura e Urbanismo, executada parcialmente.

A responsável pelo projeto é a professora Alina Gonçalves, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que conta com o apoio dos coordenadores Anderson Luiz M. Izzi (Engenharia de Produção Civil) e Kellyn Vieira (graduada em Biblioteconomia), além de alunos de outros cursos da instituição. “Os dados vão servir para embasar o projeto, a partir da opinião de professores, alunos e servidores”, diz Marília Carlini Freire, do curso de Engenharia de Produção Elétrica e uma das responsáveis pela enquete.

O que a pesquisa quer saber é se esse público tem problemas para chegar à UFSC, quantas vezes vem ao campus por dia ou por semana, que meio de transporte utiliza e as principais dificuldades encontradas nesses deslocamentos. Por enquanto, cerca de 70 pessoas do curso de Engenharia de Produção já responderam a mensagem, mas a intenção é sondar toda a comunidade acadêmica, para ter uma idéia mais precisa do que ela pensa sobre o projeto. No dia 5 de janeiro, após os feriados de fim de ano, a equipe vai começar a tabular os dados e, a partir daí, propor a adaptação do projeto às necessidades apontadas pelas pessoas ouvidas.

“Queremos contemplar todas as necessidades, como as das pessoas que utilizam muito a bicicleta e os usuários de cadeira de rodas, além dos pedestres”, diz Daniel Araújo, aluno do curso de Engenharia de Produção Civil que também participa do projeto. Excesso de veículos no campus, trânsito nos horários de pico, corredores de ônibus e a largura das calçadas também são itens sobre os quais a enquete sondará a comunidade. “Queremos estimular as pessoas a usarem mais a bicicleta, para desafogar as vias de acesso”, afirma Daniel. Ele cita ainda entre os objetivos do projeto o estímulo às caminhadas, para que mais gente faça exercícios físicos durante o dia.

A iniciativa tem o apoio da Reitoria na concessão de 10 bolsas para alunos de graduação, nas áreas de Biblioteconomia, História, Engenharia Sanitária e Ambiental, Psicologia e Engenharia de Produção.

A ciclovia, cujo projeto já foi apresentado ao Ministério dos Esportes, seria adaptada para portadores de deficiência e teria espaços para lazer e informações. A pavimentação seria feita com rejeitos da construção civil, ou seja, entulhos recicláveis, e a iluminação teria por base o uso de energia solar.

Educação ambiental – A UFSC agrega hoje em torno de 30 mil pessoas, entre alunos, professores e servidores, mas contando o público externo, que trabalha ou estuda no entorno e utiliza os serviços oferecidos no campus, esse número sobe para 50 mil. Os proponentes do projeto entendem que até 80 mil pessoas podem ser potencialmente beneficiadas com a ciclovia. No Brasil, estudos indicam que 24 milhões de trabalhadores pedalam diariamente, e nos países avançados 30% das viagens diárias são feitas de bicicleta.

Além de estudar a viabilidade de um sistema cicloviário interligando os centros de ensino e os principais prédios da Universidade, o projeto quer conscientizar a comunidade acadêmica sobre novas práticas de transporte inteligente e sustentável, utilizando bicicletas, patins, patinetes e as próprias caminhadas. Além disso, ele pode ajudar na educação ambiental e motivar outras iniciativas sócio-ambientais dentro da Universidade.

Mais informações podem ser obtidas com Marília Carlini Freire (fone 9944-0593 e e-mail mariliacarlinif@gmail.com), Anderson Izzi ou Kellyn Vieira (8844-6437) ou no e-mail ciclovia.ecoeficiente@gmail.com.

O questionário estará disponível no link: http://spreadsheets.google.com/viewform?key=puUn355Y4IfenFlQDkS4lIA

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom

Especial Pesquisa: série de matérias mostra produção do conhecimento na UFSC

23/12/2008 13:43

– Projeto ´Ilhas do Sul` revela que não há diferenças significativas entre espécies-alvo de pesca nas ilhas localizadas na Reserva do Arvoredo e em outras sem proteção

Para chegar a esta conclusão, a equipe realizou 89 mergulhos, entre dezembro de 2007 e abril de 2008, em 10 pontos localizados em cinco ilhas. Três pertencem à reserva e são protegidas por lei (Ilha da Galé, Ilha Deserta e Ilha do Arvoredo) e duas não têm restrição explícita à pesca, mas são importantes patrimônios ecológicos (Ilha do Campeche e arquipélago das Ilhas de Moleques do Sul).

– Estudo da UFSC comprova potencial do uso de energia solar para aquecimento de água em moradias populares

– UFSC tem duas teses premiadas em concurso de construção sustentável

– Pesquisadores da UFSC estudam ostras que podem produzir pérolas

– UFSC simula programa de telhados solares fotovoltaicos para o Brasil

– UFSC avalia qualidade de vida de portadores do HIV

– Estudo da UFSC comprova cientificamente problemas de acústica em edifícios na Avenida Beira Mar Norte

– Periódico científico internacional homenageia professora da UFSC

– UFSC desenvolve projeto pioneiro no Brasil na área de controle de tráfego em tempo real

– UFSC forma o primeiro mestre em Design Gráfico do Brasil

– Jovens pesquisadores da UFSC apresentarão trabalhos em outubro

– Estudo indica necessidade de maior orientação sobre uso de plantas medicinais no tratamento do câncer

– UFSC comprova que prejuízos no olfato precedem sintomas clássicos na doença de Parkinson

– Departamento de Nutrição colabora com avaliação da obesidade infantil em Santa Catarina

– Universidade desenvolve simuladores para Petrobras

– UFSC integra rede que avalia empreendimentos habitacionais populares em cinco estados

– UFSC implanta ´embrião` de um Museu de Ciência

– UFSC avança na busca de células-tronco em materiais alternativos

– Finep aprova 4,6 milhões para modernização da infra-estrutura de pesquisa na UFSC

– Seminários divulgam experiências do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Santa Catarina

– Projeto de Monitoração da Propaganda de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária

– Números confirmam destaque da UFSC no trabalho cooperativo com empresas

– Estudo gera instrumento para avaliação nutricional e sensorial de bufês de café da manhã

– UFSC acompanha desinstitucionalização do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina

– Estudo mostra que combinação morfina-medicamento contra impotência sexual pode diminuir inflamação

– Projeto da UFSC reduz pela metade uso de água potável em casa de Ratones

– UFSC aprova projeto em edital de apoio à agricultura familiar

– Estudo da UFSC recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2007

– Finep aprova mais de 1,7 milhão para que UFSC execute projetos nas áreas de genômica e proteômica

– Laboratório POLO da UFSC é um dos contemplados do Pronex

– Trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem são premiados

– UFSC inaugura Laboratório Central de Microscopia Eletrônica

– UFSC contribui para identificação de comunidades quilombolas

– Estudantes da UFSC têm dicas para sobremesas mais saudáveis

– Parceria entre UFSC e Natura resulta em desenvolvimento de novos cosméticos

– Capes eleva conceito de 11 cursos de pós-graduação da UFSC

– Pesquisa sobre traduções de obras italianas em estudo na UFSC

– Obesidade infantil em Florianópolis é tema de pesquisa na UFSC

– Estudante da UFSC busca processos limpos e econômicos para o tratamento de resíduos hospitalares

– Jovem pesquisador: Estudante de agronomia caracteriza populações de xaxim para conservar a espécie em extinção

– Acadêmica da UFSC ganha Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo

– Trabalho estabelece composição nutricional do berbigão da Reserva Extrativista Marinha Pirajubaé

– Doutoranda da UFSC recebe prêmio em simpósio na Alemanha

– UFSC comemora dez anos de produção solar de energia elétrica

– Estudo relaciona ansiedade, depressão e consumo de álcool entre jovens

– UFSC colabora com esforço nacional de estudo do biodiesel

– Pós-graduandos da UFSC recebem menção honrosa na Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia

– Consumo de medicamentos em comunidades indígenas é tema de dois estudos da UFSC

– Projeto do Departamento de Ecologia e Zoologia estuda pesca artesanal na Baía Norte

– UFSC estuda nanocápsulas com princípio ativo do açafrão para tratamento do câncer de pele

– Coletânea debate novos arranjos familiares e parcerias numa perspectiva transdisciplinar

– UFSC desenvolve tecnologia para recuperação de florestas degradadas

– Estudante da UFSC prepara livro sobre feijoada

– UFSC estuda células-tronco a partir de placenta e de cordão umbilical

– UFSC e Epagri lançam espécies melhoradas da goiabeira-serrana

– Fazendas marinhas diversificam produção em Santa Catarina

– Laboratório recebe financiamento para continuar pesquisas com vacina contra a AIDS

– Pesquisa comprova presença do subtipo C do vírus da AIDS em Santa Catarina

– Projeto da UFSC sobre utilização da água de coco verde ganha prêmio nacional

– Pesquisa da UFSC pode garantir a segurança no consumo de moluscos

– Laboratório da UFSC é peça-chave na pesquisa e no controle da leishmaniose em Santa Catarina

– Laboratório de Moluscos Marinhos participa de projeto de coletores de mexilhão

– Trabalho com samambaia-preta rende Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2006 para mestranda da UFSC

– Professores da UFSC participam da assinatura do convênio entre Sebrae e Acavitis para produção de vinhos finos

– Pesquisa analisa homicídios na Região Metropolitana de Florianópolis

– UFSC assina acordos e marca implantação de seu Núcleo de Inovação Tecnológica

– Pesquisador aborda em livro a formação econômica de SC

– Núcleo que pesquisa cuidado de pessoas com doenças crônicas completa 20 anos

– Pastoreio Voisin da UFSC mostra as vantagens de um manejo racional dos pastos

– Pesquisadores da UFSC desenvolvem bala de erva-mate

– Pesquisas da UFSC constroem com as comunidades rurais conhecimentos para desenvolver usos alternativos da floresta

– Estudo mostra como funciona o mercado imobiliário em áreas de pobreza da região metropolitana de Florianópolis

– Análise de vegetais consumidos em Florianópolis é apresentada na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

– Projeto que busca proporcionar ‘status de café’ à erva-mate será mostrado na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

– Professores da UFSC se unem para construir o primeiro Museu de Ciências do Estado

Relação dos alunos aprovados na pré-candidatura no Projeto ISAC é divulgada

23/12/2008 13:41

A Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais (SINTER/UFSC) divulgou na tarde desta segunda-feira, dia 15, a lista com os alunos aprovados na pré-candidatura no Projeto ISAC, coordenado pela Universidade de Coimbra e integrado ao Programa Erasmus Mundus.

Esses alunos estão aptos para a próxima etapa, que é a candidatura completa. O procedimento permanece o mesmo: o aluno obtém os formulários da candidatura completa no site www.uc.pt/isac, preenche, assina e entrega, juntamente com os documentos necessários listados no mesmo site, na SINTER até o dia 29 de dezembro de 2008. Deve-se preencher a candidatura completa para cada instituição escolhida, portanto, cada candidato entregará três candidaturas completas.

GRADUAÇÃO

Engenharias

Aliatir Silveira Filho

Ana Carolina Czapla

André Luis Pesco Alcalde

Daniel Hense

Débora Bez Batti de Sousa

Dênis Takeo Goto

Djema Maria Cristiano

Everton Teixeira

Gabriela Moraes da Silva

Gabriela Vieira

Henrique Augusto Menarin

Ismael Peruzzo Zamoner

Josephine Danielle dos Santos

Lúcio Costa Proença

Luiz Rafael Catoira de Vasconcelos

Mariana Simão de Oliveira

Mauricio Andreis

Paulo Eduardo de Albuquerque Botura

Thiago Boaventura Cunha

Vinicius Braganholo Carpentieri

Ciências Sociais

Ana Rita Mayer

Eduardo Alvares Beskow

Josiane Moraes

Juliana da Silva do Lago

Laura Montenegro Góes

Lia Brioschi Soares

Marina Favrim Gasparini

Educação

Ananda Maria Maciel

Carolina Zarth

Claudionor Alcides Lima Pirola

Fábio Augusto Prado Marques

Onete da Silva Podeleski

Raquel Dotta Corrêa

PÓS-GRADUAÇÃO

Ângela Renata Cordeiro Ortigara

Geraldo Santos Landovsky

Gierri Waltrich

Gustavo Medeiros de Araújo

Sidnei Becker

CHARGE DA SEMANA

23/12/2008 11:03

CHARGE DA SEMANA – Amigo da UFSC marca os 48 anos da Universidade

Por Jorge Luíz Wagner Behr/Agecom

UFSC publica livro sobre os 65 anos do curso de Economia

22/12/2008 18:19

No período em que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemora quase meio século de existência, o curso de Economia completa 65 anos. Para registrar a trajetória foi lançado nesta segunda-feira (22/12) o livro “Curso de Economia da UFSC – 65 anos de História”, publicado pela Editora Insular, numa iniciativa do Departamento de Economia da universidade.

O projeto, iniciado na década de 70, foi coordenado pelo professor Ricardo Oliveira, chefe- do Departamento de Ciências Econômicas. A redação ficou por conta do historiador e poeta César Félix e do professor Pedro Antônio Vieira, do curso de Economia da UFSC. A publicação contendo 246 páginas apresenta dados, fatos, momentos históricos e fotografias, resultado de dois anos de pesquisa.

Para o professor Ricardo, “o curso de Economia da UFSC é neto do curso de Administração e Finanças, criado pela Academia do Comércio de Santa Catarina no ano de 1942, e filho da antiga Faculdade de Ciências Econômicas, criada no ano de 1945, incorporada à UFSC em 1960 e transformada no atual Centro Sócio-Econômico”.

O curso iniciou sua trajetória na Avenida Hercílio Luz, passou pela Travessa Ratcliff e pela rua Almirante Alvim, todos endereços no Centro de Florianópolis. Em 1980 foi definitivamente transferido para o campus universitário da UFSC, na Trindade. Foi o terceiro curso oficialmente implantado na universidade.

Felix e a obra: projeto ousado

<b>Felix e a obra: projeto ousado</b>

“O livro é um projeto ousado, que muito contribuirá para que se possa entender a trajetória do ensino superior em Santa Catarina e, fundamentalmente, parte da história da UFSC”, conclui o professor Ricardo Oliveira.

Mais informações: prof. Ricardo de Oliveira, telefones 3721-9458 e 9959-6051.

Foto: Jones João Bastos

Sala de Leitura do HU aprovada em concurso do Ministério da Cultura

22/12/2008 17:54

A Sala de Leitura Salim Miguel, fundada há três anos no Hospital Universitário da UFSC, foi contemplada em quinto lugar em concurso nacional promovido pelo Ministério da Cultura. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 22 de dezembro, com uma lista das 516 iniciativas de todo o país selecionadas no Concurso Pontos de Leitura 2008 – Edição Machado de Assis, desenvolvido pelo Ministério.

Com a aprovação do projeto, a Sala de Leitura do HU ganhou um impulso para aprimorar os serviços de entretenimento e cultura oferecidos aos pacientes. A unidade receberá 500 exemplares de livros, equipamentos de informática e mobílias para ampliar suas instalações no hospital.

Para Eva Maria Seitz, responsável pelo setor, os recursos do Ministério da Cultura permitem aproximar as publicações dos pacientes: “além da unidade atualmente instalada no 1o. andar, vamos criar outra sala de leitura no 3o. andar, permitindo evitar deslocamentos dos pacientes da maior enfermaria do hospital”.

O acervo é composto por mais de três mil exemplares, contemplando vários gêneros: literatura brasileira e estrangeira, livros de auto-ajuda, revistas, jornais e gibis. As publicações são doadas pela comunidade e instituições.

Além do empréstimo de impressos aos pacientes, a Sala de Leitura disponibiliza computadores para acesso à internet e promove eventos culturais e de entretenimento. Um deles é o projeto em parceria com a ONG Reaja, com os “voluntários da alegria”, que atuam junto ao Hospital Universitário. Apesar da seriedade da causa, os voluntários se vestem como palhaços, o que desperta a atenção e o riso dos pacientes independente da idade. A ONG perdeu um de seus integrantes no último final de semana, com o falecimento de Paulo Nicolau dos Santos.

Mais informações: Eva Maria Seitz, telefones 37218086 ou 84197387.

Por Paulo Fernando Liedtke/Agecom

Erasmus Mundus oferece bolsas para Doutorado e Missões de Professores na Europa

22/12/2008 15:31

O programa Erasmus Mundus abre a segunda fase de candidaturas aos interessados em participar do projeto de mobilidade entre a Europa e o Brasil para a área de Engenharia e Tecnologia, nas categorias de

Doutorado e Missões de Professores.

Das 200 bolsas oferecidas na primeira chamada do projeto Rede EBW – Euro-Brazilian Windows, 80 ainda estão disponíveis. As datas previstas para a candidatura vão até o dia 31 de janeiro de 2009.

Os valores das bolsas são de 1.500 euros para Doutorado (pleno e sanduíche) e de 2.500 euros para Missões de Professores.

Candidatos que fizeram sua inscrição na primeira etapa e que não foram selecionados podem candidatar-se novamente. O processo de inscrição é realizado totalmente on line no site do projeto: http://ebw.up.pt.

Os candidatos contemplados terão até 31 de março para iniciar seus estudos na universidade de acolhimento.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-8749 ou e-mail ebw@reitoria.ufsc.br.

Vestibular UFSC/2009: lista dos aprovados sai nesta terça-feira

22/12/2008 11:46

Está marcado para as 14h desta terça-feira, dia 30, o evento de divulgação do resultado do Vestibular 2009 da Universidade Federal de Santa Catarina. No auditório da Reitoria, no campus da Trindade, será feita a premiação dos três primeiros colocados na classificação geral e também dos três primeiros classificados oriundos de escolas públicas. Os prêmios são kits de produtos com a marca da UFSC (boné, camiseta, botton etc.).

O reitor Alvaro Toubes Prata dará as boas-vindas aos novos acadêmicos e depois disso haverá a distribuição dos CDs com a lista dos aprovados para a imprensa. Ele também falará sobre a realização do vestibular de inverno nos campi de Joinville, Araranguá e Curitibanos, no mês de junho. No momento, a UFSC trabalha com a possibilidade de oferecer 1.021 vagas nas suas três novas unidades em Santa Catarina.

Para fechar a solenidade de terça-feira, haverá a abertura simbólica da página da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) com a nominata dos aprovados. A partir daí, os candidatos poderão acessar a página para conferir os resultados, que também estarão disponíveis, na forma impressa, nos três ginásios do Centro de Desportos, próximo da Reitoria.

O presidente da Coperve, Júlio Szeremeta, diz que os familiares dos candidatos premiados serão avisados e convidados hoje, dia 29, para o evento.

Para acessar o resultado do listão, na terça-feira:

www.vestibular2009.ufsc.br

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (48) 3721-9200 ou pelo e-mail vestibular2009@coperve.ufsc.br.

Os sites

www.vestibular2009.ufsc.br

e www.ufsc.br trazem mais dados sobre o concurso.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom

Livro “Curso de Economia da UFSC – 65 anos de História” será lançado no dia 22 de dezembro

19/12/2008 17:09

O livro “Curso de Economia da UFSC – 65 anos de História” será lançado na segunda-feira, dia 22 de dezembro, às 17h, no Hall do Centro Sócio-Econômico (CSE). A publicação é uma iniciativa do Departamento de Economia da universidade.

O projeto foi coordenado pelo professor Ricardo Oliveira e o livro foi escrito pelo historiador e poeta César Félix e pelo professor Pedro Antonio Vieira, do curso de Economia da UFSC. São dados, fatos, momentos históricos e fotografias, resultado de dois anos de pesquisa.

Para o professor Ricardo, “o curso de Economia da UFSC é neto do curso de Administração e Finanças, criado pela Academia do Comércio de Santa Catarina no ano de 1942, e filho da antiga Faculdade de Ciências Econômicas, criada no ano de 1945, incorporada à UFSC em 1960, e transformada no atual Centro Sócio-Econômico”.

O curso iniciou sua trajetória na Avenida Hercílio Luz, passou pela Travessa Ratcliff e pela Rua Almirante Alvim, todos endereços no Centro de Florianópolis. Em 1980 foi definitivamente transferido para o campus universitário da UFSC, na Trindade.

“O livro é um projeto ousado, que muito contribuirá para que se possa entender a trajetória do ensino superior em Santa Catarina e, fundamentalmente, parte da história da UFSC.”, disse o professor Ricardo Oliveira.

Decreto regulamenta extensão da licença-maternidade para servidoras federais

19/12/2008 15:50

Foi publicado no Diário Oficial da União, o Decreto 6.690, de 11 de dezembro de 2008, que regulamenta a extensão da licença-maternidade por mais dois meses (60 dias), para as servidoras lotadas nos órgãos e entidades integrantes da administração pública federal direta, autárquica ou fundacional.

O direito a licença-maternidade para as servidoras públicas federais é garantido pelo Artigo 207 da Lei 8112/90, que estabelece o prazo de 120 dias consecutivos sem prejuízos da remuneração.

Além das gestantes a medida também alcança as adotantes. Para as servidoras que adotarem ou obtiverem guarda judicial de crianças o Decreto prevê a prorrogação de 60 dias para a adoção de crianças com até um ano de idade, 30 dias para crianças com mais de um e menos de quatro anos e de 15 dias para crianças de quatro a oito anos de idade.

No período da licença-maternidade ou licença á adotante a servidora não poderá exercer qualquer atividade remunerada ou manter a criança em creche ou qualquer organização similar, sob pena de perda do direito à prorrogação.

Fica estabelecido que a vigência do Programa dar-se-á a partir da data de vigência da Lei 11.770 e as servidoras que entraram em licença-maternidade no período, poderão requerer a prorrogação nos seus órgãos. Caso a licença tenha sido concluída de 10 de setembro a 12 de dezembro a servidora poderá ainda requerer junto a seu órgão a extensão da licença.

Segundo a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento o Executivo Federal conta hoje com 101.206 servidoras com idade entre 18 e 50 anos.

Fonte: Ministério do Planejamento – 19 de dezembro de 2008 08:33

Jacaré-de-papo-amarelo é encontrado em riacho da UFSC

19/12/2008 11:26

Desde a manhã de hoje (19) o riacho que separa o Centro de Ciências Biológicas do estacionamento do Colégio de Aplicação da UFSC abriga um jacaré-de-papo-amarelo. Segundo o biólogo Jorge de Freitas, do Instituto Larus, trata-se de uma espécie comum nos mangues em Florianópolis. Com a ocorrência de chuvas, as valas e riachos se encheram e esses animais acabaram saindo do seu ambiente natural.

Ameaçado de extinção, animal tem se reproduzido na Ilha

Ameaçado de extinção, animal tem se reproduzido na Ilha

O jacaré-de-papo-amarelo, que pode chegar até dois metros de comprimento, tem como nome científico CaYman Latirostris. Ele é natural da América Latina e habita florestas tropicais, preferindo áreas de baixada com suas lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro que vive aproximadamente 50 anos. O animal é popularmente chamado de papo amarelo porque durante o período de acasalamento ele vira a barriga, mostrando sua cor mais clara do que o dorso.

Jorge Freitas disse que essa espécie quase esteve em extinção há cerca de vinte anos. Com a proteção legal, a população se recuperou e muitos deles podem ser vistos em vários locais da Ilha. A alimentação básica dessa espécie é composta de crustáceos e pequenos mamíferos.

Texto e fotos: José Antônio de Souza/jornalista da Agecom

UFSC faz 48 anos e recebe como presente o reconhecimento da comunidade

19/12/2008 10:36

Reitor, Joi Cletison (NEA) e  vice-reitor

<b>Reitor, Joi Cletison (NEA) e vice-reitor</b>

A entrega do Prêmio Amigo da UFSC foi o ponto marcante da programação que comemorou os 48 anos da Universidade Federal de Santa Catarina ontem, dia 18 de dezembro, às 19h30min, no Centro de Cultura e Eventos, do Campus Universitário. A iniciativa fez parte do projeto Comemorando a UFSC com culto ecumênico, apresentação do Concerto de Natal com o Coral Encantos e Vozes do Amanhã e a cantora e aluna da UFSC Julie Philippe Souza, sob a regência do maestro Robson Medeiros Vicente e homenagem aos servidores técnico-administrativos e docentes que se aposentaram em 2008. Na solenidade foram ainda empossados os novos diretores e vice-diretores dos Centros de Ensino.

Destacados entre mais de cinco mil servidores com o título “Amigos da UFSC” os servidores técnico-administrativos Carla Cristina Dutra Búrigo, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social, Elizabete Nunes Duarte, do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas e Joi Cletison Alves, do Núcleo de Estudos Açorianos, os docentes Diva Zandomenego, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, Faruk José Aguilera, do Departamento de Química, e Luciano Lazzaris Fernandes, do Departamento de Educação Física, e as instituições consideradas parceiras, Grupo Gaboardi, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Epagri), e a Associação Amigos do Hospital Universitário (AAHU) receberam das mãos do reitor Alvaro Prata e do vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, diploma e medalha.

Joi Cletison falou em nome dos técnico-administrativos premiados e agradeceu a escolha, dividindo com os colegas de trabalho a conquista da distinção, além de renovar o compromisso de continuar zelando pelo nome da UFSC. A professora Diva Zandomenego destacou que a qualidade “passa pelo querer fazer e pelo gostar de fazer”. Já Narciso Policarpo, do AAHU, agradeceu a juventude acadêmica pela parceria no trabalho voluntário.

Os aposentados de 2008 foram lembrados e agraciados com diploma. Antonio Carlos Silva, também aniversariante do dia e um dos aposentados de 2008, declarou-se feliz com a distinção.

A escolha das empresas parceiras considerou as contribuições destas instituições. A Epagri, grande colaboradora durante o processo de implantação do Centro de Ciências Agrárias e sempre presente em trabalhos voltados ao meio ambiente. A AAHU, instituição de apoio a doentes e acompanhantes de internos do Hospital Universitário (HU), tornando mais humanas as relações. E a Empresa Gaboardi, responsável pela doação do terreno onde funcionará o campus da UFSC em Curitibanos.

Reitor, Narciso Policarpo (AAHU) e vice-reitor

<b>Reitor, Narciso Policarpo (AAHU) e vice-reitor</b>

A solenidade serviu para mostrar a força e a coesão da comunidade universitária em torno da valorização e do papel fundamental exercido pela UFSC junto à sociedade”, avaliou o reitor Alvaro Toubes Prata, acrescentando que momentos como este são um estímulo a mais para quem trabalha e administra a instituição. O vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva (o Paraná) avaliou que a participação massiva de professores, servidores, estudantes e pessoas da comunidade externa “legitima o desempenho e a atuação da UFSC no município, no Estado e no País”, ao mesmo tempo em que representa “o reconhecimento aos que efetivamente fazem a instituição funcionar”.

O chefe do Gabinete do Reitor, José Carlos Cunha Petrus, mostrou-se feliz com o sucesso do projeto Comemorando a UFSC. “Foi emocionante ver a alegria e o envolvimento de todos na organização e realização do evento, sobretudo na homenagem aos servidores, professores, parceiros da instituição e dos aposentados”, lembrou.

O pró-reitor de Desenvolvimento Humano e Social, Luiz Henrique Vieira Silva, disse que a comemoração significou o coroamento da política de valorização das pessoas que fazem o cotidiano da Universidade. “O nível de engajamento institucional da comunidade universitária é um alento para a nossa Administração”, resumiu.

Já Luiz Roberto Barbosa, diretor do Departamento de Cultura e Eventos, comemorou o êxito da iniciativa e agradeceu a todos que colaboraram pela viabilização do projeto. A sua equipe foi pessoalmente cumprimentada pelos dirigentes da instituição ao final da solenidade.

Por Mara Paiva e Moacir Loth / jornalistas da Agecom

Fotos:Jones João Bastos

A Universidade Federal de Santa Catarina

O início – No dia 18 de dezembro de 1960, concretizava-se o sonho de muitos professores, intelectuais, profissionais de diferentes áreas e lideranças políticas e empresariais de nosso Estado. Para a alegria da sociedade catarinense, nessa data era criada a Universidade Federal de Santa Catarina, que nas cinco décadas seguintes se consolidou como uma das grandes instituições de ensino superior do Brasil e da América Latina.

Nesse período de lutas e conquistas, a história do Estado passou pelas salas de aula, laboratórios e demais ambientes da Universidade, que formou pessoas de alto gabarito, profissionais muito bem preparados, líderes e gestores que ajudaram a transformar Santa Catarina num lugar especial, progressista e diferenciado. Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão contribuem para o desenvolvimento cultural, econômico e social do País, na condição de instituição de ponta, com um trabalho respaldado por todos os rankings que medem a situação das universidades brasileiras.

A UFSC é hoje uma instituição internacionalizada, interiorizada e reconhecida pela sociedade por estar comprometida com as mudanças políticas e sociais exigidas pelo século XXI.

O desempenho e a qualidade

Na graduação, diversos cursos são referências no Brasil, e na pós-graduação não é diferente. Em termos de pesquisa, a UFSC figura entre as universidades que mais produzem ciência e tecnologia, ocupando lugar de destaque no rol das instituições com maior número de citações internacionais. Nesse mesmo ambiente, há bibliotecas, centro de eventos com diversas salas e auditórios, museu, teatro, galeria de arte, editora, gráfica, livraria, fórum, planetário, templo ecumênico, horto botânico, hospital, restaurantes e quadras esportivas. Uma iniciativa recente foi a criação do Parque Viva Ciência, com equipamentos e brinquedos que demonstram conceitos científicos importantes estudados na própria Universidade.

A estrutura

No próximo ano, 5.596 alunos estarão habilitados, a partir de um concorrido vestibular, a ingressar na Universidade Federal de Santa Catarina. Além do aumento das vagas na sede, em Florianópolis, este número será alcançado pelo início do funcionamento dos campi de Joinville, Curitibanos e Araranguá. Organizada em 11 centros de ensino, a instituição abriga, apenas na Capital, uma comunidade de mais de 20 mil estudantes de graduação, 5.500 alunos de pós-graduação, mais de 2.000 alunos em seus colégios, 1.600 professores e quase 3.000 servidores técnico-administrativos. Hoje, a comunidade universitária alcança quase 50 mil pessoas.

Numa área de um milhão de metros quadrados, o campus da sede, em Florianópolis, é um amplo espaço onde o conhecimento é gerado e retransmitido de maneira a devolver à sociedade o que ela investe na instituição, na forma de impostos.

Novos cursos

Todo aparato disponível não tem feito a UFSC se acomodar. Em 2008, começaram a funcionar os cursos de Oceanografia, Zootecnia e Artes Cênicas. Em 2009, aparecem os cursos de Ciência Agroalimentar, Relações Internacionais, Design de Animação e Design de Produto. Em Joinville, o curso de Engenharia de Mobilidade oferecerá sete alternativas nas áreas veicular e de transporte: Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Automobilística, Engenharia Ferroviária, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Tráfego e Logística e Engenharia de Infra-estrutura. Em Curitibanos, as ciências rurais serão o foco da proposta pedagógica, enquanto Araranguá vai receber cursos na área de sistemas digitais.

Com isso, são quase 70 opções de formação superior, em cursos bem conceituados. Uma idéia do avanço alcançado é o fato de que, no ano 2000, havia apenas 38 cursos de graduação – um pouco mais da metade das opções oferecidas hoje.

Em 2007, o “Guia do Estudante – Melhores Universidades” concedeu cinco estrelas, a nota máxima em qualidade de ensino, a 16 cursos de graduação da Universidade. Outros 20 cursos ficaram com conceito muito bom e dois com o conceito bom, colocando a UFSC na sétima posição entre todas as instituições avaliadas.

Ações afirmativas

A partir de 2008, o vestibular da UFSC incorporou um programa de ações afirmativas, com cotas para estudantes afro-descendentes, indígenas ou jovens que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino. Paralelamente, a instituição desenvolve ações de acompanhamento e apoio à permanência de seus alunos, reduzindo a evasão e criando condições para que seu aprendizado se realize plenamente.

Agora, com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni), além do número de cursos, a Universidade começa a ampliar seu corpo docente, promover maior integração com a pesquisa e a pós-graduação, expandir a estrutura física e ganhar uma configuração estadualizada, por meio dos novos campi e dos cursos a distância.

Mestres e doutores

Na área do ensino, a UFSC já conta com mais de 90% de mestres e doutores. Isso consolida uma estratégia que, por meio de projetos, envolve o estudante de graduação na pesquisa e pode encaminhá-lo à especialização ou ao mestrado, garantindo uma formação diferenciada para o mercado de trabalho. A Universidade dispõe também de uma política de estágios que regulamenta essa atividade, reduzindo a distância entre teoria e prática na rotina dos futuros profissionais.

Na pós-graduação, é reconhecida a qualificação do corpo docente da UFSC, que desde os anos 70 vem incentivando os professores a buscarem capacitação em universidades de outros estados e países. Aquele período importante para a consolidação da instituição também marcou o início dos esforços pela implantação da pesquisa científica e da pós-graduação.

Há pouco tempo, a Capes aprovou mais cinco pós-graduações na Universidade – os cursos de Bioquímica (mestrado e doutorado), Ecologia (mestrado), Ciências Médicas (mestrado e doutorado) e Administração (doutorado), além do mestrado profissionalizante em Agroecossistemas.

Desta forma, a UFSC já oferece 98 opções em pós-graduação, sendo 54 mestrados acadêmicos, 38 doutorados e seis mestrados profissionalizantes. Um dos desafios da instituição é consolidar os programas que permanecem com conceitos estáveis. Na última avaliação feita pela Capes, 11 cursos da Universidade melhoraram suas notas em relação à análise anterior.

Conhecimento a distância

Na educação a distância, onde está presente desde os anos 90, a UFSC traz a marca do pioneirismo na implantação de novas tecnologias educacionais. Isso tem permitido que a instituição expanda suas fronteiras, passando a atuar em outras regiões do Estado e do País. Em seu campus, nasceu o primeiro curso de licenciatura em Letras com habilitação em Língua Brasileira de Sinais, o Libras, na América Latina. Hoje, a Universidade forma docentes para atuar no ensino da língua de sinais em quase todos os estados brasileiros.

Esse trabalho resultou, até agora, na consolidação de 89 pólos de ensino em diferentes regiões, em parceria com as prefeituras. Chega a 5.648 o número de estudantes – sobretudo professores da rede pública de ensino – que se beneficiam de graduações e das pós-graduações, passando a contar com o necessário nível superior para continuar trabalhando. Alguns pólos, como é o caso de Joinville, já derivam para novos campi, reforçando o processo de interiorização da Universidade.

Cultura e integração

Além de diplomar mais de mil alunos por ano, a UFSC mantém o Colégio de Aplicação, que também forma mais de 800 alunos no 1º e 2º graus e serve de estágio para os estudantes das licenciaturas , com supervisão pedagógica do Centro de Ciências da Educação (CED). Também mantém dezenas de núcleos que realizam trabalhos e projetos voltados para áreas específicas. Um deles é o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti), que promove cursos e atividades culturais e de integração dos idosos. Já o Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) trabalha com o resgate e a valorização das manifestações culturais trazidas dos Açores a partir do século XVIII e incorporadas ao dia-a-dia da Ilha de Santa Catarina.

Pensando no futuro

Entre os desafios que se colocam para a UFSC, daqui para frente, estão a aplicação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e a redução das desigualdades internas. Importante também são a busca de maior autonomia e a contratação de professores para cobrir as áreas onde há muitos substitutos. A Universidade age no sentido de solucionar esses problemas, assim como na construção de novos prédios, na melhoria das instalações e das condições de trabalho.

Da mesma forma, vem planejando o reequipamento dos laboratórios existentes, a criação de novos laboratórios, a atualização das bibliotecas, a intensificação dos intercâmbios na graduação e na pós-graduação. Uma prova de que a instituição está conectada com o futuro é a realização da Semana do Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), que já chegou à sétima edição e vem difundindo o conhecimento produzido na Universidade, mobilizando a cada ano, durante uma semana, toda a comunidade acadêmica.

A Universidade vem igualmente expandindo o número de vagas em seus cursos, oferecendo novas opções para quem faz o vestibular e renovando as práticas pedagógicas, sempre com o fim de investir na qualidade do ensino. Em síntese, apesar das inúmeras conquistas, a UFSC continua lutando para buscar maior integração com a sociedade, ciente de que foi e continua sendo fundamental para o desenvolvimento de Santa Catarina e do País.

Inscrições abertas para seleção de professores/pesquisadores visitantes nos Estados Unidos

18/12/2008 16:47

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Coordenação Geral de Cooperação Internacional, e a Comissão Fulbright abriram até 31 de março as inscrições para a seleção de professores/pesquisadores visitantes nos Estados Unidos.

O programa visa promover a divulgação da ciência, tecnologia e cultura brasileira, em especial, com o envolvimento de setores da academia que ainda não tiveram exposição àquele país. O programa possibilitará a inserção de professores e pesquisadores brasileiros, das diversas áreas do conhecimento, em renomadas instituições de ensino superior nos EUA para ministrar aulas, realizar pesquisas e desenvolver atividades de orientação técnica e científica sempre com o objetivo de divulgar a ciência, tecnologia e cultura.

Poderão ser concedidas até 20 bolsas, com os seguintes benefícios:

– Mensalidades: US$ 3 mil por três ou quatro meses:

– Auxílio instalação: US$ 3 mil;

– Seguro saúde;

– Passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional.

As instruções e formulários de candidatura encontram-se nos sites: www.capes.gov.br e www.fulbright.org.br.

Pesquisadores se unem para investigar os fatores que têm provocado desastres ambientais em SC

18/12/2008 16:27

O governador Luiz Henrique da Silveira assinou ontem (17), em Blumenau, um decreto e um protocolo de intenções que formalizam o Grupo Técnico Científico (GTC) criado para investigar os fatores que têm provocado desastres ambientais em Santa Catarina, entre outros objetivos.

O decreto que instituiu o GTC diz que o grupo terá “caráter permanente de atuação, gerando um processo imediato de avaliação e análise contínua das ações mitigatórias, adaptativas e de monitoramento ambiental, propondo ao governo medidas de natureza pública (…) para o fortalecimento do sistema de prevenção às catástrofes naturais em Santa Catarina”.

Para isso, o GTC deve se reunir a cada 15 dias e fazer sessões extraordinárias quando necessário. Ao final de seis meses, apresentará relatório que identifique as principais causas e os efeitos, além de sugerir modos de prevenir enchentes e deslizamentos ocorridos no estado. Outras catástrofes naturais como secas, ciclones e furacões serão objeto de pesquisas futuras.

“Já existe um processo de mobilização em andamento com resultados concretos”, afirmou Diomário Queiroz, presidente da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina). Viabilizar a instalação de um radar meteorológico no Planalto Sul Catarinense seria imprescindível para melhorar as condições de previsão do tempo do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). “O radar é ferramenta essencial para acompanhar a formação e o deslocamento de chuvas e temporais com raio de alcance de 200 km a 400 km. No sul do Brasil, apenas o Paraná tem um radar de uso civil exclusivamente meteorológico, cuja área de cobertura atende muito parcialmente Santa Catarina e com baixo grau de eficiência”, explicou Luiz Henrique na carta em que solicitou a compra do equipamento ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende. O governador acredita que terá seu pedido atendido, mas em caso contrário, conseguirá o radar de outra forma, como dito em Blumenau.

Na cidade também foi dada a notícia de que os desastres não ocorreram por causa de um tremor de terra. “Técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) já responderam à nossa consulta sobre se houve abalo sísmico: não houve nenhum fenômeno dessa natureza”, garantiu Diomário Queiroz.

Reconstruindo

Definir onde é seguro reerguer as casas destruídas por enchentes ou soterramentos é uma das primeiras tarefas do grupo, formado por representantes de instituições, como a UFSC, Univale, Unisul, CREA-SC, Univille, SATC, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Furb e Uniplac, sob coordenação técnica da Fapesc e da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

Os reitores das universidades e representantes das demais entidades se juntaram ao governador para assinar o Protocolo de Intenções em que elas se comprometeram a realizar estudos conjuntos, como subgrupo do Grupo de Reação instituído pelo Decreto N° 1940, de 03 de dezembro de 2008. Os recursos financeiros a serem usados nas pesquisas se originarão dos orçamentos das instituições signatárias ou poderão ser captados por elas durante os 3 anos de vigência do protocolo, que entrará em vigor a partir da data de sua publicação no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. Ele pode ser prorrogado por meio de termos aditivos.

Com ambos os documentos, fica estabelecido um marco legal para garantir a investigação de aspectos ligados principalmente à hidrologia e à cartografia do Vale do Itajaí e de outras regiões catarinenses.

Luiz Henrique lançou outros programas em Blumenau, na presença de autoridades como o presidente da Fapesc, Diomário Queiroz (coordenador geral do GTC); o reitor da UFSC, Álvaro Toubes Prata; o presidente do CREA-SC, Raul Zucatto; o Diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Luna; o reitor da Unisul, Gerson L.J. da Silveira; o diretor executivo da SATC, Ruy Hülse; o reitor da Univille, Paulo Ivo Koehntopp; o reitor da Furb, Eduardo Deschamps; o reitor da Univali, José Roberto Proves; o reitor da Udesc, Sebastião Iberes Lopes Melo; o reitor da Uniplac, Gilberto Borges de Sá.

Alguns membros do GTC (com alguns telefones):

Coordenação Geral – Prof. Dr. Antônio Diomário de Queiroz – fone 3215 1203

Coordenação técnica – Dr. Hugo José Braga – fone 9909 9621 e Prof. Dr. Zenório Piana, diretor de Pesquisa Agropecuária e Meio Ambiente da Fapesc. – fone 3215 -1227

EPAGRI – Dr. Sérgio Zampieri

SDS – Prof. Paulo Luna – fone 8843 6968

UFSC – Prof. Dr. Edson Ramos Tomazzoli e Prof . Dr. Luiz Fernando Scheibe – fone 9946 5410

UNISUL – Prof. Dra. Regina Davison Dias e Prof. Dra. Raquel Magnago

UNIVILLE – Prof. Dra. Therezinha Novais de Oliveira e Prof. M.Sc Alessandro Barbosa

FURB – Prof. Marcelo Vitorino e Prof. Dr.Clodoaldo Machado

UDESC – Prof. Dr. Edgar Odebrecht e Prof. Dra.Maria Paula Casagrande Marinon

Fonte: Fapesc

Crianças internadas no Hospital Universitário festejam o Natal

18/12/2008 14:57

Fotos: Paulo Noronha / Agecom

Fotos: Paulo Noronha / Agecom

Na quarta-feira, dia 17 de dezembro, a unidade de Internação Pediátrica do Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou uma festa de confraternização para celebrar o Natal. A comemoração reuniu crianças internadas, seus acompanhantes e a equipe de saúde hospitalar.

A iniciativa foi da equipe do “Projeto Brinquedoteca Hospitalar”, em parceria com a Associação Amigos do Hospital Universitário (AAHU). O evento representa uma forma de promover a recreação e a interação social entre os participantes. A visita do Papai Noel fez parte da programação. As crianças ganharam brinquedos coletados por integrantes da equipe e por voluntários. Além disso, refrigerantes, balas e bolos também animaram a tarde festiva.

A coordenadora do Projeto e professora do Departamento de Psicologia, Lecila Duarte de Barbosa Oliveira, ressalta a alegria que as crianças demonstram em participar da festa de Natal. Um resultado da preocupação dos promotores em permitir a participação dos pequenos em todas as etapas da programação, desde a fase de planejamento da festa. Eles ajudam a confeccionar o material para a decoração e são consultados sobre as brincadeiras e músicas que vão animar os festejos.

A psicóloga Lecila destaca, ainda, a importância terapêutica da interação das crianças com as situações lúdicas que animam os festejos, pois o envolvimento com a brincadeira possibilita momentos de descontração, relaxamento e alívio do estresse do ambiente hospitalar.

Mara Paiva / jornalista da Agecom

UFSC estabelece horário de verão a partir do dia 22 de dezembro

18/12/2008 14:33

O Gabinete do Reitor divulgou em 5 de dezembro os atos administrativos disciplinando os horários de funcionamento da UFSC nos feriados de final de ano, bem como estabelecendo o tradicional horário de verão.

As atividades foram suspensas nos dias 24, 26 e 31 de dezembro; e no dia 2 de janeiro. O Memorando Circular 013/GR/2008, assinado pelo reitor Alvaro Prata, enviado aos dirigentes das unidades, salienta que a medida foi tomada seguindo diversas Portarias do Ministério de Planejamento e Gestão que orienta as atividades no serviço público federal nos feriados e pontos facultativos.

O horário especial de verão entrará em vigor de 22 de dezembro de 2008 a 20 de fevereiro de 2009. Neste período o funcionamento da UFSC será das 13h às 19h, de segunda a quinta-feira; e das 7h às 13h, na sexta-feira. A medida foi tomada através da Portaria número 1593/GR/2008, levando em conta a necessidade de racionalizar o consumo de energia elétrica, água e serviços de telefonia, bem como compatibilizar a jornada de trabalho na UFSC com os demais órgãos de serviço público.

Os documentos assinados pelo reitor estão orientando as chefias para que as horas de trabalho sejam compensadas futuramente de acordo com as necessidades de cada setor. Também exclui dos direitos à jornada especial os setores considerados essenciais para o funcionamento da Universidade.