Vice-reitor recebe comissão de trabalhadores técnico-administrativos
Uma comissão de representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (Sintufsc) foi recebida na manhã de hoje (05/11) pelo vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, para agendar a marcação de uma audiência pública e discutir temas de interesse da categoria, como a adoção da jornada de seis horas na instituição. Embora nada tenha sido decidido, existe a disposição da Administração Central de marcar a audiência para este mês de novembro, quando o sindicato pretende envolver outras entidades e representantes da sociedade no debate de assuntos que considera de interesse não apenas da Universidade, mas de toda a população.
Já o reitor Alvaro Prata, que na mesma hora participava do lançamento do projeto “Boitatá no Campus da UFSC” no Centro de Cultura e Eventos, disse que a Universidade está aberta ao diálogo e que as reivindicações dos trabalhadores fazem parte de um processo de negociação que é rotineiro dentro da instituição. “O que é preciso levar em conta”, segundo ele, “é a defesa do serviço público e o cumprimento da lei”.
Neste sentido, segundo o reitor, a redução da jornada de trabalho não encontra, no momento, respaldo legal e “colide, de certa forma, com as expectativas da sociedade em relação à Universidade”. Ele afirmou que “a bandeira é importante, mas carece hoje de legitimidade”. Mesmo assim, Prata se diz disposto a conversar com o Sintufsc sobre esta e outras pautas de interesse da comunidade universitária.