Vice-reitor da UFSC comemora Prêmio Santander recebido por ex-aluno de doutorado da Universidade

24/11/2008 12:25

O vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva (Paraná), comentou na última quinta-feira (19/11) o prêmio Santander de Ciência e Inovação que André Pedral, doutor em engenharia de produção pela universidade, recebeu no dia 18/11. Segundo ele, a premiação “mostra o compromisso do país com a construção do conhecimento”. Paraná afirmou ainda que a UFSC deve participar de mais eventos como esse, já que podem despertar um olhar diferenciado por parte de agências de fomento à pesquisa, como o CNPq, à Universidade.

De acordo com Paraná, que estava presente na cerimônia, em São Paulo, a vitória de André orgulha a UFSC. Ele foi um dos sete premiados, selecionados entre 1.912 inscritos, de todo o país, oriundos de 244 universidades. Os ganhadores se destacaram em aspectos como inovação e viabilidade financeira e ainda receberam R$ 50 mil para investirem em seus projetos.

Paraná afirmou ainda que o ensino público saiu fortalecido porque, para ele, o prêmio “mostra que o dinheiro investido tem compromisso com a qualidade do ensino. A gente precisa desses exemplos”. Mas ainda há muito a ser feito. O vice-reitor citou, por exemplo, que 55% dos projetos inscritos são da região sudeste, o que mostra que a UFSC deve continuar trabalhando para se destacar ainda mais.

O projeto – André Pedral recebeu o Prêmio Santander de Ciência e Inovação, na categoria Tecnologia da Informação e Comunicação, pela criação do sistema SIMAGE, que procura avaliar estratégias empresariais. O projeto é tema da sua tese de doutorado, defendida em 2008 na UFSC e orientada pelo professor Leonardo Ensslin, do Departamento de Engenharia de Produção. André atualmente é professor assistente na Universidade do Estado da Bahia (UEBA).

Por Júlio Ettore Suriano/ Bolsista de Jornalismo na Agecom

Leia mais:

Doutor pela UFSC, André Pedral Sena vence Prêmio Santander de Ciência e Inovação