V Fórum Alemanha-Brasil de Inovação propõe aumento da eficiência energética
As propostas voltadas ao aumento da eficiência energética representam o ponto central de interesse do Programa de Cooperação que as instituições alemãs buscam firmar com o Brasil. O assunto centraliza os debates do V Fórum Alemanha-Brasil de Inovação 2008.
Instituições parceiras do Brasil e da Alemanha estão reunidas em Florianópolis no V Fórum Alemanha-Brasil de inovação 2008. Na tarde de terça, 18, aconteceu o primeiro contato dos cerca de 150 participantes, no Auditório da Fiesc, em Itacorubi. Além de palestras centradas principalmente no aumento de eficiência energética através da utilização de tecnologias otimizadas, foi um momento de apresentação das instituições e das pesquisas realizadas por elas.
O Reitor da UFSC, Alvaro Prata e o Diretor do Centro Tecnológico, Edison da Rosa, compareceram ao Fórum e fizeram o relato da atuação da UFSC nas diversas áreas do conhecimento, centrando principalmente nas áreas de novas tecnologias.
O Reitor destacou, entre outras, as atividades voltadas à preservação do Aqüífero Guarani, as tecnologias na área de cerâmica, de aqüicultura, de reutilização da água, e de eficiência energética, ressaltando a importância destas pesquisas desenvolvidas pela UFSC no cenário nacional.
Edison da Rosa relatou as perspectivas da UFSC. Após dimensionar a abrangência das atividades de ciência e tecnologia, centro de ensino que congrega 25% dos professores da instituição, 26% dos graduandos e, em torno de 40 a 45% dos pós-graduandos, falou dos projetos de expansão da UFSC através de três novos campi. Conforme informações de Rosa, os novos campi vão garantir a oferta de formação em sistemas de informática e em sistemas digitais, com a proposta de enfocar mais os impactos das novas tecnologias sobre a sociedade; a implantação de Engenharia de Energias, com foco em fontes renováveis de energia; cursos de Engenharia de Mobilidade com eixos de pesquisa voltados a engenharia veicular na modalidade de transportes automotivos, marinho, ferroviário; e, ainda, o desenvolvimento de novas tecnologias na área de ciências rurais.
O encontro prossegue hoje ( quarta-feira), no campus da UFSC. As instituições e empresas brasileiras presentes no Fórum tem a perspectiva de aprovação de projetos dentro do programa Bragecrin, que será implantado a partir de 2009 e deverá contemplar 15 projetos de pesquisa.
O V Fórum Alemanha-Brasil de Inovação 2008 é uma promoção em parceria entre UFSC, Fundação Certi, Fiesc, Senai-SC, Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa, Agência de Transferência WinTec, Sociedade Fraunhofer e InWent,.
Por Mara Paiva/jornalista da Agecom
Fotos: Paulo Noronha/ Agecom