UFSC recebe III Mosaico Integrado de Capoeira
Neste sábado, 15 de novembro, Florianópolis recebe o III Mosaico Integrado de Capoeira (MIC). Serão realizadas no Teatro da UFSC, oficinas, rodas, espetáculos e outros eventos ligados à capoeira.
Segundo um dos coordenadores do evento, professor Luiz Falcão, do CDS-UFSC, a realização do III MIC consolida o processo de integração que vem sendo implementado por diversos grupos de capoeira da cidade. O evento mobiliza um expressivo número de praticantes de capoeira e contribui para democratização das relações entre grupos, abrindo possibilidades para novas formas de integração cultural.
O III MIC busca promover a integração e o intercâmbio entre praticantes de capoeira de diversos grupos, no sentido de contribuir com o processo de democratização e socialização do conhecimento produzido em relação a esta manifestação da cultura afro-brasileira. O potencial educacional do evento pode ser verificado a partir de ações de organização coletiva, colaboração, tolerância e solidariedade, tão necessárias para a realização de atividades com essas características
Participam da coordenação dos trabalhos integrantes os Grupos Beribazu, Camara, Gunganagô, Cordão de Ouro e Irmao Capoeira.
O Grupo de Capoeira Beribazu
O Grupo de Capoeira Beribazu foi fundado em 11 de agosto de 1972, no Distrito Federal pelo Mestre Zulu. Atualmente possui núcleos espalhados pelo país e em diversas regiões do mundo. A estimativa é de que o Grupo Beribazu tenha hoje cerca de 2 mil integrantes. Em Florianópolis, o mestre do grupo é o professor Luiz Falcão, do Centro de Desportos da UFSC.
O Grupo Beribazu tem como lema o binômio “Arte-Luta” e procura elaborar uma síntese que busca a superação da divisão: Capoeira Angola e a Capoeira Regional, procurando difundir a capoeira da forma mais abrangente possível, através da análise crítica dos seus valores histórico-culturais.
O Grupo Cordão de Ouro
O Grupo Cordão de Ouro foi fundado em 1967 por Mestre Suassuna, em São Paulo. É um dos grupos de capoeira mais antigos do mundo. Esse ano completa 40 anos de existência. Tem núcleos em vários países do mundo e em Florianópolis é coordenado pelo Contramestre Habibis.
O Grupo Gunganagô
O Grupo Gunganagô foi criado em 2006 pelo Mestre Kadu, que reside em Florianópolis desde 1994. Tem trabalhos desenvolvidos em diversos bairros da cidade. Desenvolve uma significativa experiência de capoeira com cegos.
Programação do III MIC
Dia 15/11
10h – 12h
Cerimônia de Batismo
Local: Teatro da UFSC
19h
Show cultural e Graduação
Local: Teatro UFSC
Serviço
O QUE: III Mosaico Integrado de Capoeira, com atividades interculturais.
QUANDO: Sábado, 15 de novembro de 2008
ONDE: Campus da UFSC (mais detalhes na programação)
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.
CONTATO: Coordenação Geral do evento: Fones (48) 3234-7558, 9102-7360(Mestre Falcão), 9101-0144 (Mestre Kadu) e 9111-0994 (Contramestre Habibis). E-mails: falcaox@cds.ufsc.br / mestrekadu@superig.com.br / habibis@uol.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa do DAC-PRCE-UFSC, com informações da organização do evento.