UFSC participa do Fórum Alemanha-Brasil de Inovação 2008
A Universidade Federal de Santa Catarina vai participar do Fórum Alemanha-Brasil de Inovação 2008, que será realizado na Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) de 17 a 20 deste mês. Uma das apoiadoras do evento, a UFSC sediará uma mesa-redonda na quinta-feira, dia 20, para discutir perspectivas futuras de inovação, e será alvo de visita na tarde do dia 17, para contatos e conhecimento dos projetos e dos laboratórios da instituição nesta área.
Na abertura oficial, às 13h45 do dia 18, o reitor Alvaro Toubes Prata fará a saudação da UFSC aos participantes e falará sobre o significado da cooperação internacional e a política científica no Estado de Santa Catarina. Juntamente com o professor Edison da Rosa, o reitor também mostrará o estágio atual e as perspectivas da cooperação científica teuto-brasileira, como foco na universidade. E professores da instituição como Walter L. Weingärtner, Aldo von Wangenheim e Antonio Galvão Novaes atuarão como moderadores em oficinas programadas para o prédio da Fiesc, no Itacorubi.
O fórum tem o objetivo de fomentar a cooperação científico-técnica entre a Alemanha e a região sul do Brasil, por meio da apresentação de competências da pesquisa alemã nos setores de tecnologia de produção, logística, microeletrônica e técnicas de microestrutura, entre outros. Durante quatro dias, serão discutidos temas relacionados ao uso de inovações tecnológicas para a sustentabilidade da eficiência energética e de recursos futuros no setor industrial.
Além da sustentabilidade e da busca de equilíbrio na produção e no consumo de energia, o evento apresenta fontes de financiamento para projetos brasileiros na área da inovação tecnológica. Os alemães estão preocupados com a utilização de “green technologies” e com a eficiência energética, levando em conta que até 2020 a produtividade de matéria-prima e de energia deverá dobrar e que até 2012 a emissão dos seis gases-estufa mencionados no Protocolo de Kioto (em 1990) precisará diminuir para 21%.
Mais informações e a programação completa do fórum podem ser encontradas no site www.fiescnet.com.br.