UFSC e Sucesu promovem aproximação entre academia e empresas
O II Fórum de Inovação Tecnológica e o Meeting Universidade Empresa terminou nesta sexta-feira (21/11), com a apresentação dos resultados das discussões realizadas ao longo de dois dias.
Entre outras conclusões, constatou-se que “uma das carências dos dois atores capazes de inovar – empresários e pesquisadores – é a comunicação entre eles”, nas palavras de Heitor Blum S.Thiago, presidente da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações de Santa Catarina (Sucesu-SC). Segundo ele, o fórum serviu para mostrar que há uma porta de entrada para as empresas nas universidades: os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).
A Constituição Federal já previa a criação dos NITs, mas foi a Lei de Inovação que exigiu, em 2004, que as universidades tenham esses escritórios de transferência de tecnologia, segundo Aline França de Abreu, coordenadora do Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação da UFSC, que promoveu o Fórum juntamente com a Sucesu. Do total de 15 NITs existentes em Santa Catarina, 12 estavam presentes ao encontro patrocinado pela Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina).
“Uma das propostas alcançadas no Fórum foi motivar os participantes com cases de sucesso de inovação na indústria, comércio e serviços, respectivamente os casos da Ciser, do Pão de Açúcar e do Ponta dos Ganchos Resort”, afirma Heitor Blum S.Thiago. Também foram discutidas as experiências inovadoras do Google, da IBM e da Microsoft.
O presidente da Fapesc, Diomário Queiroz, participou da mesa-redonda Cenários Futuros às 16h45 de sexta-feira. Logo após foram listadas as diretrizes e perspectivas para inovação em empresas do Estado.
Para saber mais, acesse www.sc.sucesu.org.br/forumdeinovacao ou ligue para (48) 3222 1344
Por Heloisa Dallanhol / Coordenadora do Programa de Jornalismo Científicoda da Fapesc