Sistema de acompanhamento de estágios desenvolvido na UFSC é registrado no INPI

20/11/2008 16:35

O Sistema de Informações para Acompanhamento e Registro de Estágios (SIARE), que funciona desde maio de 2008 e cadastra todos os estágios realizados através da Universidade Federal de Santa Catarina, foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O INPI é a autarquia do governo federal responsável por registrar marcas, patentes, programas de computador e desenhos industriais, entre outros.

O Siare foi desenvolvido por Daniel Borges Ribeiro, Douglas Pozzo, Kristian Schönrock, Leandro Komosinski e Maria de Lourdes Pereira Dias. Com base nas informações do Departamento de Estágios e da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, o software foi programado pelo professor Komosinski e estagiários do Departamento de Informática e Estatística (CTC), com o apoio do Núcleo de Processamento de Dados(NPD). Pode ser acessado através do navegador Mozilla Firefox e, diferentemente do sistema anterior, está aberto tanto para funcionários da universidade quanto para os estudantes que realizam estágios.

Programas de computador são protegidos por direito autoral, e o registro é opcional e declaratório. Por atender às exigências da Convenção de Berna, o registro do INPI vale internacionalmente. O registro vale por 50 anos e garante que o programa não seja reproduzido, vendido ou exposto de forma ilícita. Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o INPI foi criado nos anos 70 para conceder marcas e controlar a importação de novas tecnologias ao Brasil.

Site do INPI: www.inpi.gov.br

Site do Departamento de Estágios e acesso ao Siare:

www.reitoria.ufsc.br/estagio

Por Leticia Arcoverde/bolsista de jornalismo na Agecom