Seminário na UFSC apresenta as inovações tecnológicas na indústria de plásticos

14/11/2008 08:31

O Laboratório de Projetos e Fabricação de Componentes de Plástico Injetado promove no próximo dia 19, no auditório Professor João E. Castro, no prédio de Engenharia de Produção, no Centro Tecnológico da UFSC, o “Seminário sobre inovações tecnológicas na indústria de plásticos”. A abertura do evento, às 8h30m, vai ser feita pelo professor Carlos H. Ahrens, que vai fazer uma apresentação sobre o grupo de pesquisa CIMJECT. Em seguida, Fabiano Nunes, da Husky do Brasil Sistemas de Injeção Ltda, profere palestra sobre “Câmaras Quentes – Vantagens em Relação aos Sistemas Convencionais de Alimentação de Moldes”.

Às 10h40m, Welby Nunes Pereira, da Plasatic Solutions, fala sobre “Nova Tecnologia para Controle mais Eficiente de Temperatura de Moldes”. Às 13h10m, Loraine D. Antunes, da Dupont Flexble Solutions, explica os “Polímeros de Engenharia Flexíveis – novos termoplástiicos de alto desempenho para substituição de borrachas e outros materiais”. Já às 14h40m, Karen M. Guedes, da Dupont Mechanical Solutions, discorre sobre “Polímeros Super-estruturais – novos materiais para substituição de metais em aplicação com altos requerimentos mecânicos, técnicos e químicos”.

O CIMJECT é um grupo de pesquisa do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC formado por professores, alunos de pós-graduação, de graduação e estagiários de iniciação científica. Apoiado por programas de financiamento do governo e parcerias com outras instituições e a industria, há mais de 10 anos vem pesquisando o campo de moldagem por injeção, objetivando o desenvolvimento e a disseminação de novas tecnologias que conduzam rapidamente a produtos de qualidade.

O grupo também participa de redes de pesquisas, envolvendo instituições nacionais e estrangeiras como a Manufacturing Autonation Network, onde o CIMJECT coordena o Grupo de Prototipagem Rápida e a Plastinet, uma rede na área de plásticos, financiada pela União Européia no âmbito do programa Alfall.

A programação se encerra com a palestra de Eliandro Felipe, da Basf Polímeros, sobre “Propriedades e aplicações de espumas de polipropileno (EPP), polímeros biodegradáveis, polímeros originados de fontes renováveis e nanocompostos”.

O seminário é aberto ao público em geral. Os interessados podem fazer inscrição pelo site www.cimject.ufsc.br, tendo como opção escolher a palestra que interessar.

Por José Antônio de Souza/jornalista na Agecom