Seminário discute alimentos orgânicos e outras alternativas na alimentação escolar
‘Alimentos orgânicos e outras alternativas’ é tema do penúltimo seminário em uma série de seis encontros que têm como objetivo divulgar as experiências bem-sucedidas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Santa Catarina.
Estão programadas nove palestras para o evento que acontece nos dias 6 e 7 de novembro, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail assessoria.cecanesc@gmail.com.
Os seminários são promovidos pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar de Santa Catarina (Cecane/SC). O Cecane/SC é um projeto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, desenvolvido em Santa Catarina pelo Departamento de Nutrição da UFSC. A iniciativa é desenvolvida em quatro linhas de atuação, sendo que uma delas é divulgar as experiências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Estado.
Do total de seis seminários propostos para 2008, cinco já foram realizados, todos na UFSC, tendo como público-alvo pessoas de todos os municípios do Estado envolvidas no programa de alimentação escolar.
Por Tifany Ródio / Bolsista de Jornalismo na Agecom
Programação:
Quinta-feira, 6/11
– 8h30min às 9h: Credenciamento
– 9h às 10h:
Palestra ‘A experiência da Rede de Agroecologia do Território Serra Catarinense com o Programa de Aquisição de Alimentos’
Palestrante Natal João Magnanti (Engenheiro Agrônomo)
– 10h15min às 11h30min:
Palestra ‘Morango orgânico, biscoitos coloniais e alimentos funcionais na merenda escolar de Cocal do Sul (SC)’
Palestrante Ana Paula Canuto (Nutricionista)
– 13h30min às 14h30min:
Palestra ‘Alimentos Orgânicos e Coloniais/Regionais na Alimentação Escolar, no Município de Urussanga (SC)’
Palestrante Christiane Concer (Nutricionista)
– 14h30min às 15h30min:
Palestra ‘Alimentos Orgânicos e Coloniais/Regionais na Alimentação Escolar, no Município de Coronel Martins e Jupiá (SC)’
Palestrante Daiane de Lima Martins (Nutricionista)
– 15h45min às 16h45min:
Palestra ‘Hortas Orgânicas Escolares – A experiência do Município de Itajaí (SC)’
Palestrante Susana Beatriz da Costa Cunha (Professora)
– 16h45min às 17h45min:
Palestra ‘Produtos Orgânicos e Alimentação Escolar no Município de Concórdia (SC)’
Palestrante Sirlei Michelotti (Nutricionista)
Sexta-feira, 7/11
– 8h30min às 9h30min
Palestra ‘Produção Agroecológica de Hortaliças’
Palestrante Círio Parizotto (Engenheiro Agrônomo)
– 9h45 às 10h45min
Palestra ‘Programa Merenda Forte – Inclusão da Carne Suína na Merenda Escolar, no município de Xanxerê (SC)’
Palestrante Karlla Ferreira Perro Filappi (Nutricionista)
– 10h45min às 11h45min
Palestra ‘Produção Animal Orgânica: O bem-estar influindo na qualidade do alimento’
Palestrante Ana Maria de Andrade Mitidiero (Médica Veterinária)
– 11h45min às 12h: Avaliação do Seminário
Mais informações pelo telefone (48) 3721- 9784 com Ileana ou Paulo