Segundo dia do Congresso Brasileiro de Energia Solar recebe palestrantes da Austrália, Espanha e Canadá

19/11/2008 07:37

Mônica: várias fontes de energia concorrem com a solar

Mônica: várias fontes de energia concorrem com a solar

O II Congresso Brasileiro de Energia Solar e a III Conferência Latino-Americana da Sociedade Internacional de Energia Solar prosseguem nesta quarta-feira (dia 19) com palestras da presidente da Sociedade Internacional de Energia Solar, Monica Oliphant (Austrália), do membro do Departamento de Energias Renováveis do Ministério da Ciência e Inovação da Espanha, Ignacio Cruz Cruz, e do premiado jornalista e ecologista canadense Paul Mac Kay.

Mônica Oliphant fala sobre “Sistemas fotovoltaicos interligados à rede em áreas urbanas”. Para a presidente da ISES, o Brasil deveria dar mais atenção para a energia solar. “Eu posso ver que, com tanta fonte hídrica de energia, etanol para combustível e uma fonte eólica muito abundante, é difícil conseguir apoio para a energia solar. Entretanto, o Brasil tem um bom potencial solar e como provavelmente não é prudente confiar muito em uma só fonte de energia – a hídrica – mais esforços deveriam ser colocados no desenvolvimento de opções solares”, opina.

O representante do governo espanhol, Ignacio Cruz Cruz, abordará “Aerogeradores de grande e pequeno porte interligados à rede” e “Certificação de aerogeradores de pequeno porte”. Para ele, o potencial eólico brasileiro ainda pode ser melhor aproveitado. “As possibilidades de aproveitamento da energia eólica no Brasil são impressionantes, desde o Ceará ao Rio Grande do Sul. As condições específicas dos recursos eólicos em algumas zonas do Brasil, no entanto, fazem com que possa ser necessário o desenvolvimento de uma tecnologia eólica adequada para essas condições. Procurar sanar esse inconveniente pode ser uma forma de o Brasil estimular o desenvolvimento tecnológico próprio, que permita situá-lo no mundo como uma das potências emergentes em desenvolvimento eólico, como já são a Índia e a China”, explica.

O jornalista e ecologista canadense Paul Mc Kay vai falar sobre “Um novo paradigma do poder `verde`: laptops ecológicos versos os tradicionais”. McKay é autor dos livros “Eletric Empire: The inside story of Ontario Hydro”, “The Pilgrim and the cowboy” e “The Roman Empire: The Life and Times of Stephen Roman”.

Reuniões também marcam a programação

Ainda nesta quarta-feira, dia 19, serão realizadas no evento, conjuntamente, a assembléia geral da Associação Brasileira de Energia Solar e a reunião da seção brasileira da Sociedade Internacional de Energia Solar. A idéia é discutir a possibilidade de junção dessas duas associações, eleger futuras diretorias e escolher o local de realização da próxima edição deste evento.

fotos: Jones Bastos/ Agecom

fotos: Jones Bastos/ Agecom

Além desta vasta programação, os participantes podem comparecer às sessões técnicas em que serão apresentados 158 trabalhos científicos, visitar uma mostra tecnológica que conta com a participação de empresas expositoras do Brasil e do resto do mundo, visitar a Casa Eficiente da Eletrosul e os geradores solares fotovoltaicos instalados na UFSC, prestigiar a entrega do Prêmio Eco_Lógicas (um concurso de monografias sobre energias renováveis e eficiência energética), ou assistir a uma Mostra de Cinema e Vídeo Ambiental.

O CBENS & ISES-CLA é promovido pela Associação Brasileira de Energia Solar, Sociedade Internacional de Energia Solar (da sigla em inglês ISES) e a seccional brasileira dessa. Inscrições podem ser feitas, no local durante o evento. Mais informações Site www.cbens-crlises.com.br

Serviço

O quê? CBENS & ISES – CLA

Quando? De 18 a 21 de novembro

Onde? UFSC

Mais informações sobre o II Congresso Brasileiro de Energia Solar e a III Conferência Latino-Americana da Sociedade Internacional de Energia Solar: www.cbens-crlises.com.br

Também com Clarissa Mazon Miranda – (48) 8413-0431 ou Marta Bertelli – (48) 9963-0416 (Assessoria de Imprensa)