SC terá Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia

26/11/2008 17:38

Serão anunciados amanhã (27/11) os quatro grupos catarinenses de pesquisa que dividirão o bolo de R$520 milhões com equipes de outros estados para constituir Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). Os contemplados estão entre “a nata dos pesquisadores do Brasil e têm renome internacional”, diz o Prof. César Zucco, diretor de Pesquisa Científica e Tecnológica da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Ele integra o Comitê de Coordenação dos INCT e afirma que este programa tem uma concepção diferente da maioria pois não financia pequenos projetos e sim pesquisas de ponta que visem a formação de recursos humanos, entre outros objetivos.

A Fapesc bancará metade do dinheiro destinado aos INCTs a serem implantados em território catarinense. “Estes recursos serão aplicados em institutos capazes de dar suporte ao desenvolvimento do Estado em áreas estratégicas como tecnologias de informação aplicadas à saúde”, exemplifica o presidente da Fundação, Diomário Queiroz.

Ele foi convidado pelo Ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, para presenciar o anúncio dos grupos selecionados para formar os INCTs às 11h de quinta-feira (28/11), em Brasília. A solenidade acontecerá no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão responsável pelo repasse de verbas e acompanhamento do programa juntamente com o Comitê de Coordenação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.