Redes Sociais, Organizações, Cultura e Poder será ministrado por Larissa Lomnitz
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC) está compondo uma rede de cursos de pós-graduação que trará ao Brasil a pesquisadora mexicana Larissa Adler Lomnitz, da Universidad Autónoma de México (UNAM). Ela ministrará o curso Redes Sociais, Organizações, Cultura e Poder, de 17 a 19 e 24 a 26 de novembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, transmitido através da internet aos alunos da UFSC, permitindo também livre acesso a todos os interessados.
O PPGAS aderiu juntamente com outras instituições a esta iniciativa que contava primeiramente com oito cursos de pós-graduação de diferentes universidades brasileiras, e que agora já congrega 18 cursos. O evento está sendo promovido pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), coordenado pelo professor Roberto Bartholo, e financiado pela Escola de Altos Estudos (EAE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
Baseando-se no estudo da Inovação Social, Empreendedorismo de Interesse Social e Economia Solidária, o curso terá como principais temáticas organizações sociais e mecanismos de articulação entre o setor informal e o setor formal urbano; as redes de intercâmbio no contexto da marginalidade; e o formal e o informal nas sociedades contemporâneas da América Latina.
Seus objetivos são proporcionar aporte teórico e metodológico a pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e Exatas para debates sobre a produção cientifica e promoção de inovação social, além de ampliar e desenvolver entre os participantes a capacidade de identificar processos relacionados ao seu campo de pesquisa que sejam portadores de inovação social na universidade, em organizações sociais em geral e em empreendimentos socioeconômicos e socioambientais em particular. Para os alunos que assistirem às aulas presencialmente no Rio de Janeiro, o curso contará como uma disciplina de um crédito.
As aulas ministradas pela professora Larissa Lomnitz serão de livre acesso a toda a comunidade acadêmica da UFSC e também a outros interessados através da internet. As gravações em vídeo das atividades ocorridas pela manhã estarão disponíveis diariamente no site da COPPE, sempre a partir das 14h do mesmo dia, e poderão ser assistidas a qualquer momento. “Louvamos também a possibilidade de participação aberta, pois o curso será acessível a todos os interessados, alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores através do site da conferência”, informa a professora Sonia Weidner Maluf, coordenadora do PPGAS.
Constando entre as pesquisadoras mais citadas quando o assunto é Redes Sociais, a professora Larissa Adler Lomnitz também é amplamente reconhecida em temáticas como economia e relações informais e marginalidade. Doutora em Antropologia Social (1968-1972) pela Universidad Iberoamericana do México, pertence a mais de 14 comunidades científicas. Atualmente, é professora titular do Instituto de Investigaciones en Matemáticas Aplicadas y Sistemas do Centro para la Innovación Tecnológica da UNAM, e desenvolve pesquisas sobre redes sociais e economia informal no pós-comunismo, a utilização de espaços urbanos e correntes migratórias para a União Européia.
Mais informações: (21) 2562-7022; ivis@ivis.pep.ufrj.br ou www.producao.ufrj.br/Larissa/index.htm
Por Vinicius Kauê Ferreira, pesquisador de iniciação científica do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades/CFH