Projeto do PET-Arquitetura é premiado em evento internacional

25/11/2008 08:23

Um projeto realizado pelo grupo PET do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC ganhou destaque na décima sexta edição das Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação do Grupo Montevidéu (Jornadas AUGM ). O encontro foi realizado no Uruguai, entre os dias 27 e 29 de outubro, com a participação de universidades da Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

O projeto ´Desenho universal aplicado ao paisagismo` possibilitou a pesquisa e a sistematização de material disponível sobre essa temática. Segundo Mirelle Koelzer, uma das alunas que participou do trabalho desde o início, essa forma de pensar arquitetura faz com que, na concepção de um projeto, já se pense em todos os tipos de usuários. “Desenvolvemos uma idéia para que todos usem, adultos, crianças, idosos e pessoas com alguma dificuldade de locomoção. Pensamos o espaço público considerando a diversidade humana”, explica.

Após o levantamento do acervo bibliográfico, seminários e leituras dirigidas, foi produzido um CD-Rom que tem como função ser uma ferramenta didática, e auxiliar alunos e profissionais na prática do desenho universal. O PET está tentando registrar o produto, para comercializá-lo e reverter o lucro para o financiamento de outras pesquisas do grupo. O material já é usado por várias outras instituições brasileiras, que tiveram acesso ao CD em congressos e encontros.

Para por o conhecimento em prática, em 2007, o grupo desenvolveu um projeto para o campus da UFSC na Trindade, envolvendo a área em torno do Centro de Convivência e do restaurante universitário. “Procuramos projetar um lugar bem agradável, um espaço de estar, com sombras e árvores frutíferas para que os estudantes não precisassem sair correndo do RU para as salas de aula”, explica Mirelle. O projeto não deve ser colocado em prática, mas Mirelle afirma que, de qualquer forma, a etapa de concepção do espaço foi muito importante para o grupo, permitindo que fossem aplicados os conceitos do desenho universal.

A primeira parte do projeto, que deu origem ao CD-Rom, foi apresentada este ano durante o evento em Montevidéu, na área temática ´Investigação e inovação da inclusão social`. O projeto do PET foi escolhido como o melhor entre os oito da área, que envolvia várias outras disciplinas. “Acho que fomos premiados porque desenvolvemos um trabalho de conscientização, que não fica restrito a esfera acadêmica, e mostra de fato a importância de se pensar espaços para todos”.

Mais informações: mirellepk@yahoo.com.br

Por Gabriela Bazzo / Bolsista de Jornalismo na Agecom