Programação diversa marca o I Congresso Brasileiro de Saúde mental

28/11/2008 16:01

A programação do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental, que acontece de 3 a 5 de dezembro no Centro de Cultural e Eventos da UFSC, não tem apenas palestras e mesas-redondas. Os interessados em música podem conferir a apresentação do grupo carioca Harmonia Enlouquece na abertura do evento, às 20h do dia 3, no auditório Garapuvu. A banda de MPB, formada por usuários e profissionais do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro, já lançou dois discos e abriu shows de artistas como Zélia Duncan e Cidade Negra. Também na solenidade, os gaúchos do Black Confusion, formado por usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Porto Alegre, apresentarão um Hip Hop que trata de temas como a reforma do sistema psiquiátrico.

E para quem quer participar das discussões do evento, abertas à comunidade, há uma grande variedade de temas. Sobre a desinstitucionalização do sistema psiquiátrico, pode ser conferida a oficina do Grupo de Pesquisa em Políticas da Saúde/Saúde Mental da UFSC, às 11h do dia 3, na sala Goiabeira. Já a reforma psiquiátrica é tema do simpósio `Análise e Perspectivas de 30 Anos da Reforma Psiquiátrica, às 15h30min do mesmo dia, e da conferência `Reforma Psiquiátrica do Brasil`, às 10h30min do dia 4. Ambos acontecerão no auditório Garapuvu e contarão com a presença de professores de diferentes universidades.

As políticas do Ministério da Saúde para o combate às drogas serão discutidas às 16h30min do dia 3, na sala Calêndula, com a presença de Giovana Quaglia, funcionária da área de saúde mental do ministério. Já na manhã do dia seguinte, às 11h, professores e funcionários de diferentes centros de atenção psicossocial (CAPS) compõem o simpósio `Avanços e Desafios a Usuários de Álcool e outras Drogas`, no mesmo local.

E não é só a realidade brasileira que será debatida. O médico cubano Raul Gil Sánchez, do Centro Comunitário de Salud Mental de Regla, e o pesquisador Angel Hernáes, da Universitat Rovira i Virgili, na Cataluña (Espanha), vão abordar os sistemas de saúde mental dos seus países, às 14h do dia 3, no auditório Garapuvu, no simpósio intitulado `Sistemas de Salud Mental, Una Perspectiva Internacional: Cuba y España`. O simpósio será coordenado pelo ex-reitor da UFSC, professor Lúcio José Botelho. Além deles, o argentino Gregorio Kasi, da Universidad Popular de las Madres de Plaza de Mayo, em Buenos Aires, estará presente na roda de conversa `Desafios da Saúde Mental na América Latina`, que acontece às 15h30min do dia 5, na sala Calêndula.

A Associação Brasileira de Saúde Mental realiza uma assembléia geral às 16h30min do dia 4, no auditório Garapuvu, para escolha da nova diretoria da entidade. E em seguida, às 21h, os participantes poderão se descontrair na `Festa das Máscaras`, que acontece no Hi-Fi Bar e Lounge, próximo à UFSC. Para os que não tiverem máscara, usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Florianópolis vão confeccionar e vender algumas unidades.

Mais informações

Programação completa do I CBSM: http://www.congressodesaudemental.ufsc.br

Presidente da comissão organizadora: professor Walter Ferreira, fone (48) 9608 5271

Por Júlio Ettore Suriano / Bolsista de Jornalismo na Agecom