Professor João Lupi recebe comenda da Ordem do Infante D. Henrique do governo Português

12/11/2008 13:37

A UFSC recebe, nesta quinta-feira (13/11) o Embaixador de Portugal em Brasília, Francisco Seixas da Costa, que entregará o a comenda da Ordem do Infante D. Henrique ao professor João Eduardo Pinto Basto Lupi, cônsul honorário de Portugal em Florianópolis.

Criada em 1960 para comemorar o 500º centenário da morte do navegador Infante D. Henrique, a condecoração visa a distinguir aqueles que prestaram serviços relevantes a Portugal ou realizaram serviços de expansão da cultura portuguesa. A concessão de títulos como este é exclusiva ao presidente da república português, mas pode ser proposta por ministros e conselheiros.

Lupi será homenageado pelo seu trabalho de cônsul honorário em Santa Catarina por sua ajuda voluntária a instituições portuguesas. O professor é o único no estado que atua como voluntário. “O cônsul de carreira poucas vezes fica mais de quatro anos no cargo, já o cônsul honorário tem grande envolvimento com a comunidade”, explica. Uma vez por ano o governo concede essa insígnia, e segundo o professor Lupi, a condecoração será bastante importante para mostrar à sociedade o que é um cônsul honorário e quais suas funções.

Professor do curso de Filosofia da UFSC desde 1991, João Eduardo Lupi é graduado em Filosofia, Ciências Políticas e Sociais, Teologia e Pedagogia e pós-doutor em Filosofia. Tem sete livros publicados e atua principalmente nas áreas de história da filosofia, antropologia rural, filosofia da religião e pensamento oriental.

A cerimônia de entrega será no auditório da Reitoria, às 18h. Após a solenidade o embaixador irá proferir palestra com o tema A Europa na presente conjuntura internacionall.

Mais informações: 3721-9248

Por Gabriela Bazzo / Bolsista do Curso de Jornalismo na Agecom