Núcleo de Psiquiatria do HU recebe reconhecimento em congresso nacional

05/11/2008 11:50

Formado há cinco anos para abrigar o curso de Residência Médica em Psiquiatria, o Núcleo de Psiquiatria do Hospital Universitário da UFSC recebeu elogios e o reconhecimento dos mais importantes pesquisadores presentes ao Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado em Brasília. Resultado de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina e formado por professores e seis estudantes, o setor presta atendimento ambulatorial a pacientes de várias regiões catarinenses no Centro de Treinamento do HU, que funciona em um prédio no final da área do hospital, próximo ao Grêmio dos Servidores do HU.

O Congresso Brasileiro de Psiquiatria é o terceiro mais importante no mundo e reúne pesquisadores de renome nacional e internacional de institutos universidades tradicionais como USP, UFMG, UFRG, UFRJ, que têm reconhecida experiência na área.

A cada evento são feitas seleções de trabalhos para apresentação em momentos especiais. Este ano oito trabalhos foram escolhidos, entre eles o do Núcleo de Psiquiatria da UFSC. O caso “Da Psicose à Realidade: Até Quando Esperar?”, relata um caso de esquizofrenia que está sendo tratado há algum tempo no núcleo, através de medicamentos, atenção especial da família e reintrodução no meio social. Como resultado, o paciente evoluiu de tal maneira que foi aprovado no vestibular da UFSC e apresenta bom rendimento escolar.

Na opinião do residente Henrique Marques Fogaça, integrante da equipe de pesquisadores juntamente com Ana Heloisa Batista Gonçalves, isso é resultado do reconhecimento do trabalho que vêm sendo realizado no setor.”É um verdadeiro prêmio”, comemora. O trabalho foi coordenado pelos médicos Geder Grohs e Eduardo Pimentel.

Outras informações podem ser obtidas no fone 3721.8293.

Por José Antônio de Souza/jornalista na Agecom