Núcleo de Estudos da Terceira Idade premia ‘Concurso Literário Casa do Saber’

11/11/2008 08:19

Evento também homenageou Neusa Guedes

Evento também homenageou Neusa Guedes

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC (NETI) se reuniu na segunda-feira, 10/11, no auditório da Reitoria, para premiar os trabalhos vencedores do ‘Concurso Literário Casa do Saber’. Concorreram textos e poemas de 17 participantes do Núcleo. Com o poema ‘Plenitude’, a vencedora foi Ivonita di Concílio, 70 anos, estudante da segunda fase do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica.

‘Vivendo a plenitude do Tempo/Sorvendo cada segundo/ Com sofreguidão/ Sinto/ A cada dia/ Que pertenço ao Mundo/Em outra fase/Desta dimensão:/São novas harmonias/A envolver momentos/ De plena e feliz Satisfação’. Esta é a primeira estrofe do texto vencedor, que, segundo a autora, é uma analogia com sua vida. “No poema, faço um paralelo com o passado e o presente, e mostro a plenitude que sinto hoje em dia”, diz.

Em sua terceira edição, o evento homenageou Neusa Mendes Guedes, professora aposentada do curso de Serviço Social e fundadora do NETI. Sua vida foi lembrada na fala de diversos participantes, a exemplo de Osmarina Maria de Souza, que diz: “Graças ao trabalho de Neusa, foi grande o número de idosos que não tiveram depressão, desânimo, preguiça. Foi grande também o número de idosos que se realizaram, se formaram em novos grupos trabalho, de amizade; houve até casamento”.

Varal Itinerante

Assim como o concurso, um outro projeto do NETI também busca estimular o potencial dos participantes. O ‘Varal Literário Itinerante’ junta 42 trabalhos, expostos, em forma de varal, até esta terça-feira, 11/11, no hall da Reitoria. O objetivo, nas palavras do grupo, é “motivar, divulgar e promover o potencial das pessoas idosas, dentro do processo educacional onde elas são os agentes de suas histórias de vida”.

O Varal foi criado em 1993 por Teresinha Rovares, aluna do NETI, como trabalho de conclusão do Curso de Monitores da Ação Gerontológica. Parado durante 15 anos, o projeto foi resgatado este ano por um grupo de formandos do curso. Será exposto também no dia 20 de novembro, das 20h às 22h, no espaço cultural do Armazém Secos e Molhados do Open Shopping de Jurerê Internacional.

Saiba Mais:

Com objetivo de disponibilizar à comunidade conhecimentos sobre gerontologia, o NETI desenvolve uma série de estudos e pesquisas, além de proporcionar atualização e inserção social para alunos idosos através de cursos, grupos, oficinas e projetos. Um exemplo é o Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica, que qualifica pessoas idosas em gerontologia e estimula a prática do voluntariado na comunidade.

Seus participantes são vistos como sujeitos em transformação e agentes transformadores da sociedade, que devem ser valorizados através do reconhecimento de potenciais e o incentivo ao engajamento responsável em ações. O órgão é vinculado ao Departamento de Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC.

Mais informações: (48) 3721-6559, pelo email neti@neti.ufsc.br ou pelo site www.neti.ufsc.br

Por Isis Martins Dassow / Bolsista do Curso de Jornalismo na Agecom