Laboratório de Avaliação Técnica é creditado junto ao Inmetro
O Laboratório de Avaliação Técnica (LAT) da UFSC recebeu no mês de outubro acreditação no Inmetro. O laboratório faz parte do Instituto de Engenharia Biomédica e realiza testes em equipamentos médico-hospitalares, como monitores cardíacos e máquinas de raio X. O LAT é o primeiro laboratório catarinense deste tipo a ser creditado e o oitavo no Brasil.
Os testes realizados pelo LAT são chamados de ensaios e consistem em avaliar o funcionamento de equipamentos utilizados em hospitais. Dois ensaios realizados pelo LAT foram creditados pelo Inmetro: com monitores cardíacos e com monitores de pressão não invasiva, aparelhos normalmente encontrados em UTIs e centros cirúrgicos. “A partir das informações desses aparelhos é que os médicos tomam suas decisões”, conta o engenheiro Humberto Pereira da Silva, gerente de qualidade e técnico do LAT. “Um aparelho errado pode levar ao engano e custar a vida do paciente.”
No caso do monitor cardíaco, por exemplo, o ensaio é feito com um outro aparelho que simula os batimentos do coração de um paciente. O teste demora, em média, uma hora por aparelho, tempo em que diferentes freqüências são testadas e avaliadas. A Anvisa recomenda que hospitais realizem ensaios com todos os seus equipamentos pelo menos uma vez por ano, mas eles não são obrigatórios. Cada ensaio por aparelho custa, em média, de 200 a 400 reais. Alguns equipamentos mais complexos, como máquinas de radiografia, podem custar até mil reais e demorar até três dias para serem testadas.
O LAT da UFSC realiza trabalhos junto às Secretarias de Saúde do Estado de SC e do município de Florianópolis. Com as parcerias, presta serviços a dez hospitais do estado, sete na capital, dois em Joinville e um em Lages. Além disso, já realizou ensaios para empresas como a Unimed e a SOS Cárdio.
O Laboratório de Avaliação Técnica surgiu em 1998, ligado ao departamento de Engenharia Elétrica e a pós-graduação em Engenharia Biomédica. Realiza ensaios em cerca de onze tipos de equipamentos. Há quatro anos o laboratório se adequou a uma norma chamada 17.025, necessária para a acreditação junto ao Inmetro. Em dezembro do ano passado o LAT solicitou ser creditado junto ao órgão.
Mais informações:
www.ieb.ufsc.br/engclin/lat/,
3721 8686
humberto@ieb.ufsc.br
Letícia Arcoverde/Bolsista de Jornalismo na Agecom