Itajaí sedia 15ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina

24/11/2008 13:38

Inicia na próxima sexta-feira, 28/11, na cidade de Itajaí, a 15ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (15° AÇOR). Durante três dias (28 a 30/11), o evento vai reunir o que há de mais autêntico e preservado da cultura de base açoriana no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade. A festa será realizada no Centro de Eventos ItajaíTur, antigo parque da Marejada, com entrada franca.

O AÇOR acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense. Para este ano estão programadas exposições, apresentações folclóricas, oficinas e exibição de vários documentários sobre a cultura açoriana, gravados em Santa Catarina e nos Açores. Participarão do encontro 48 municípios e instituições culturais; 41 grupos folclóricos e seis Cantorias do Divino Espírito Santo. Serão mais de 50 apresentações folclóricas e três shows musicais (veja a programação)

Além disso, em Estandes Culturais serão representados 32 municípios e instituições do litoral de Santa Catarina, apresentando seu artesanato de referência regional com base na cultura açoriana. Neste espaço, diversos artesões estarão produzindo e comercializando suas peças.

No dia 29 de novembro às 9h30min horas, no calçadão da Avenida Hercílio Luz, acontecerá o desfile folclórico dos grupos que estarão atuando nos três dias de festa. No domingo, às 9h30min horas será realizada o Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo. Estão confirmadas seis cantorias (folias) e 15 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios para cantar e tocar durante a missa na igreja Nossa Senhora da Conceição, no centro de Itajaí. Também funcionará na festa uma praça de alimentação para oferta de diversos pratos da culinária açoriana

Entre as exposições estão ´Herança Açoriana`, mostrando vários aspectos da herança açoriana no estado de Santa e ´Açores`, com imagens do folclore, gastronomia e costumes de várias ilhas do arquipélago açoriano, ambas com fotografias de Joi Cletison, diretor do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), da UFSC, entidade que criou a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina.

”Um dos objetivos do NEA/UFSC quando criou a festa, é que, em breve, tenhamos no litoral de Santa Catarina um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando a nossa história e, principalmente, a cultura popular com o seu saber fazer”, destaca Joi. Ele lembra que atualmente o Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, com palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar os valores cultura de base açoriana.

O AÇOR já foi realizado nas cidades de Itajaí, Imarui, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari,Tijucas e São Francisco do Sul; Barra Velha, Laguna e Governador Celso Ramos. A promoção é da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Prefeitura Municipal de Itajaí. A realização é da Fundação Cultural de Itajaí, Fundação Genésio Miranda Lins e do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC. Há também apoio Cultural do Governo dos Açores, Fapeu e Cardial Eventos.

O folder com a programação do 15º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, poderá ser obtido no seguinte endereço www.nea.ufsc.br

Fotografias para divulgação poderão ser baixadas no endereço www.nea.ufsc.br/download/15_ACOR.zip

Mais informações: Joi Cletison 48 9982 8938, Acyr 48 9101 1669/ 47 3348 1335, Jussara 48 3721 8605 ou www.nea.ufsc.br