Fapesc participa de eventos nacionais no Distrito Federal

17/11/2008 18:34

Começa amanhã (18/11) um fórum que reunirá em Brasília membros de dois conselhos nacionais: o das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o dos secretários estaduais para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). Na pauta, há temas como a proteção à propriedade intelectual e os avanços nos marcos legais para financiar investigações científicas.

O Prof. César Zucco representará a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Ele vai anunciar detalhes sobre um sistema de indicadores para as fundações, que ajudará a “mensurar todos os recursos investidos pelas FAPs em C&T e ver que retorno eles trouxeram à sociedade”. Zucco também participará de outras discussões durante o evento, no qual será definida a data para eleição da nova presidência do Confap (biênio 2009-2010).

O Conselho foi criado oficialmente em 2007 para articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Atualmente, o Confap agrega fundações de 22 estados mais o Distrito Federal. Para completar esse quadro, resta apenas que Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins criem suas fundações.

Assessores se unem para gerar mais notícias – Em paralelo ao fórum, será instalado o Grupo de Trabalho em Comunicação no âmbito Confap/Consecti. Este GT terá o objetivo de debater experiências como as da Fapesc, que mantém um programa da jornalismo científico para popularizar os resultados de pesquisas capazes de interessar ao público leigo. A exposição acontece às 11h de quarta-feira e será feita pela jornalista Heloisa Dallanhol.

Se por um lado o acesso a essas informações é um direito de todos, a realidade tem demonstrado que a maioria dos brasileiros não toma conhecimento das ações das FAPs ou de outras agências que financiam pesquisas com recursos públicos. Em vez de culpar a chamada “grande mídia”, os assessores de comunicação querem usar meios alternativos para levar notícias aos contribuintes sobre o que está sendo feito com seu dinheiro. Coordenar esforços por meio da estruturação de uma rede e de uma Central de Notícias é outra meta a ser discutida no dia 19, cuja programação vem na seqüência, juntamente com a agenda do Fórum Consecti/Confap.

Informações com Heloísa Dallanhol, Coordenadora do Programa de Jornalismo Científico Tels.: (48) 3215 1208 e Prof. César Zucco Tels.: (48) 3215 1220.