Exposição traz trabalhos produzidos no Programa Vitrine Cultural
Hoje (21/11) é o último dia para conferir a IV Exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos dos minicursos oferecidos pela UFSC à comunidade através do ProgramaVitrine Cultural. A mostra é composta por peças em mosaico direto em madeira, crivo, tear, artes aplicadas, artes com material reciclável e origami, temas dos seis minicursos realizados no semestre. Os produtos estão expostos no hall do Centro de Cultura e Eventos.
O Programa Vitrine Cultural é uma parceria entre o Centro de Cultura e Eventos e a Associação Amigos do HU. São minicursos com qualidade reconhecida pela comunidade e por isso apresentam intensa procura de vagas. Neste 2º semestre cerca de 400 pessoas buscaram uma das 91 vagas disponíveis. A satisfação das expectativas destes alunos fica comprovada pelo baixo índice de evasão, 77 concluíram o curso.
Marcelo Henrique Ramos participou do minicurso referente a mosaicos e declara que buscou a atividade como uma terapia, e ainda como uma forma de estimular a criatividade e assimilar novas técnicas. Esses objetivos representam um consenso entre os alunos presentes à exposição. Mas existem ainda outras metas. No caso das oficinas de artes com material reciclável uma parcela dos alunos é formada por representantes de escolas públicas e ONGs que vêm em busca das técnicas para reproduzir nas instituições onde atuam. Neste caso, o resultado ultrapassa os limites da arte e passa a ter importância ecológica, pois, conforme declaração de alguns alunos presentes na exposição, após realizar o minicurso a quantidade de lixo que destinam aos depósitos da cidade ficou reduzida em mais de 50%. Outra possibilidade que o aprendizado garante aos alunos é a de gerar uma nova fonte de renda.
O Centro de Cultura e Eventos pretende continuar a oferecer os cursos. As informações poderão ser conferidas a partir de fevereiro na página do órgão na internet <a href=http:/
/www.eventos.ufsc.br>www.eventos.ufsc.br.
Outras informações podem ser obtidas com Cléia Silveira Ramos através dos telefones 3721-9559 e 3721-9569.
Por Mara Paiva/ Jornalista na Agecom
Fotos: Paulo Noronha/ Agecom