Equipe com estudantes da UFSC avança no Desafio Sebrae 2008
Uma equipe que conta com três estudantes do Curso de Engenharia Elétrica da UFSC se classificou para a final da competição Desafio Sebrae 2008, que premia os melhores empreendedores universitários do país. A última etapa ocorrerá em Brasília, de 13 a 17 de novembro.
A equipe Kirchhoff é formada por André Kurowski Soares, Márcio Augusto Ferreira e Vinícius Salviato de Toledo, do Curso de Engenahria Elétrica, além de um aluno de Administração de Empresas da Udesc (Alan Leon Fellipi) e um graduando em Engenharia Civil pela Univali (Bruno Kurowski Soares).
O Desafio Sebrae 2008 contou com mais de 93 mil escritos, que formaram em torno de 20 mil equipes. Este número representou para a etapa catarinense 703 grupos inscritos, que se enfrentaram nas três primeiras fases da competição. A equipe Kirchhoff foi a campeã da etapa estadual de Santa Catarina, e classificou-se para a semifinal. Essa quarta etapa, ocorrida em Florianópolis, representou a disputa entre as equipes campeãs dos estados da Bahia, Pernambuco e Roraima. Novamente os estudantes catarinenses obtiveram a vitória e o direito de disputar a final com as outras 31 melhores equipes do Brasil, dentre as 20 mil inscritas.
A competição
O objetivo é simular virtualmente uma empresa. Para isso, a equipe precisa ter, além de conhecimento de gerência, espírito empreendedor. Através da plataforma virtual desenvolvida pelo Sebrae, cada equipe deve distribuir seus recursos nas diversas áreas corporativas, e tomar as respectivas decisões. Ao final de cada fase o sistema computa os pontos através dos critérios (lucro, vendas, custo da mão-de-obra, etc.) e define os vencedores, que são classificados para a etapa seguinte.
Dentro de cada etapa (fase), dividem-se as equipes em chaves, compostas cada uma por oito times. Dentro dessas chaves, as equipes se enfrentam em períodos que vão de três a oito rodadas. Cada uma representa virtualmente um trimestre da empresa. As três primeiras fases classificam o campeão estadual para a semifinal; a quarta classifica os 32 melhores times de todo o Brasil para a finalíssima. Todas as despesas de viagens para as cidades de cada etapa são pagas pelo Sebrae. No final, recebe o troféu a equipe que souber utilizar as melhores estratégias nos momentos oportunos.
Mais informações: http://www.desafio.sebrae.com.br
Por Tomás Petersen
Núcleo de Comunicação do CTC – Nucom
nucom@ctc.ufsc.br 48 3721-9339