Encontro marca Dia Nacional da Consciência Negra

20/11/2008 10:02

João Melo fez conferência de abertura

João Melo fez conferência de abertura

Para lembrar o Dia Nacional da Consciência Negra, a UFSC sedia a ‘Jornada da educação, dos direitos e da produção cultural – reflexões políticas sobre diversidade’. O evento será realizado entre os dias 19 e 21 de novembro.

Com mesas-redondas, conferência e exibição de curtas, o encontro busca promover o dialogo político, cultural e educacional entre acadêmicos, profissionais da educação e comunidade em geral. Entre os temas que serão discutidos estão igualdade de direitos e o reconhecimento da diversidade humana como elemento de fortalecimento da democracia.

A conferência de abertura foi ministrada pelo escritor, jornalista, publicitário, professor universitário de Comunicação e deputado de Angola João Melo. O palestrante é autor de dez livros de poesia, quatro de contos e um de ensaios. Recebeu em 2008 o Prémio Maboque de Jornalismo, a maior distinção jornalística de Angola. O escritor aproveita a visita à Universidade para lançar seu livro ‘Os filhos da pátria’, pela Editora Record.

O evento é realizado pelo Centro de Ciências da Educação da UFSC (CED), Programa de Pós-Graduação em Literatura, Programa Educação Tutorial (PET/Pedagogia) e Programa de Educação do Núcleo de Estudos Negros (NEN). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.ced.ufsc.br/petpedagogia.

Mais informações pelo e-mail petpedagogia@ced.ufsc.br ou simonepschmidt@gmail.com

Saiba Mais:

O mês de novembro é momento de diversas manifestações políticas-culturais e acadêmicas relacionadas ao tema das relações sociorraciais no Brasil. O dia 20 é marcado no calendário brasileiro, desde 2003, como o Dia Nacional da Consciência Negra, fazendo referência ao dia da morte do líder político quilombola Zumbi dos Palmares.

Por Tifany Ródio / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Programação

Quarta-feira, 19/11

10h – Conferência: Literatura, Sociedade e História – Um olhar de dentro sobre o percurso da literatura angolana

Conferencista: João Melo, escritor angolano

Debatedor: Salim Miguel, escritor catarinense

Na ocasião será lançado o livro ‘Os filhos da pátria’ de João Melo, pela Editora Record.

Local: Auditório do Centro de Ciências da Educação (CED)

Quinta-feira, 20/11

– 17h30min- Exibição dos curtas ‘O cinema de Zózimo Bulbul’

Local: Auditório do CED

Sexta-feira, 21/11

– 9h às 12h- Mesa Redonda: Escolarização, sujeitos e a diversidade na educação – Os desafios da formação continuada de profissionais da escola face às relações sociorraciais, com Joana Célia dos Passos (coordenadora do Núcleo de Estudos Negros e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação/UFSC)

– A Educação das relações étnico-raciais – questões para as universidades públicas, com Vânia Beatriz Monteiro da Silva (docente do Núcleo de Estudos Negros e do Programa de Pós Graduação em Educação/UFSC)

– Literatura infantil e infanto-juvenil e pluralidade cultural, com Eliane Debus (docente UNISUL)

– Coordenadora:. Justina Inês Sponchiado (técnica em assuntos educacionais UFSC e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação/UFSC)

Local: Auditório do CED

– 14h às 17h- Mesa Redonda: A participação política dos negros no Brasil

– Movimento social negro e questões da igualdade substantiva no Brasil, com Dora Bertulio (Procuradora da Universidade Federal do Paraná)

– Políticas públicas para a promoção da igualdade racial, com Marcio Jose Pereira de Souza (Vereador PT Florianópolis)

– Universidades e ações afirmativas: cotas em foco, com Paulo Vinicius da Silva (docente da Universidade Federal do Paraná / Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros)

– Coordenador: Jose Nilton de Almeida (coordenador do Programa de educação do Núcleo de Estudos Negros e doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação/UFSC)

Local: Auditório Elke Hering, na Biblioteca Central da UFSC