CNPq financia laboratório de Jornalismo

10/11/2008 09:14

O CNPq acaba de anunciar a liberação de 84 mil reais para a montagem da infra-estrutura do Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Jornalismo na UFSC, projeto elaborado pelo professor Elias Machado. Os recursos devem ser utilizados para compra de computadores de escritório, telefones 3G, computadores portáteis, impressoras e escâneres de mesa.

O novo laboratório tem como meta servir de suporte para pesquisas aplicadas multidisciplinares em jornalismo desenvolvidas na UFSC. “Até aqui as pesquisas em jornalismo têm sido realizadas muito isoladamente. Temos como objetivo reverter esse quadro, estimulando as pesquisas conjuntas com outras áreas como engenharias, design, economia, sistemas de informação e ciências da computação”, explica Elias Machado.

Além das pesquisas multidisciplinares em colaboração com pesquisadores de outras áreas da UFSC, o Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Jornalismo pretende estabelecer relações diretas com as empresas de comunicação do Estado e País para desenvolvimento de tecnologia de ponta e formação profissional. “Ao firmarmos parcerias com as empresas locais para desenvolvimento de tecnologia e formação profissional conseguiremos, a um só tempo, aumentar a competitividade das organizações jornalísticas e qualificar os profissionais para atuação em um mundo cada vez mais complexo”, afirma o professor.

Desde junho de 2006, quando se transferiu da UFBA para a UFSC, Elias Machado vem fazendo contatos dentro da Universidade e com representantes de empresas de ponta no Estado com objetivo de articular a partir das atividades de pesquisas aplicadas na instituição um sistema local de inovação em Jornalismo. O Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Jornalismo foi um dos oito projetos aprovados pela UFSC no Edital de Jovens Doutores do CNPq. Em Santa Catarina foram financiados 11 projetos (oito da UFSC, um da Udesc, um da Unisul e um da Univali) e, em todo o país, 252 foram contemplados.

O Programa de Apoio aos Jovens Doutores destinou no total R$ 36 milhões de reais aos projetos aprovados e faz parte das novas ações que o CNPq vem desenvolvendo durante este ano em consonância com o Plano de Aceleração do Crescimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (PAC de C,T&I 2007-2010). As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste receberão cerca de R$13 milhões, representando 37% dos investimentos disponíveis no Edital.

Mais informações com o professor Elias Machado: (48) 3207 8328, machadoe.@lapjor.cce.ufsc.br ou www.lapjor.cce.ufsc.br.