Bioetanol debatido na UFSC

25/11/2008 10:45

Na quarta-feira (26/11) estará em Florianópolis um dos assessores do Ministério de Ciência e Tecnologia, Marco Aurélio Pinheiro Lima, Diretor do Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). Para falar desta nova unidade de pesquisa instalada em Campinas (SP) ele ministrará palestra às 15h, no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, onde acontece também debate a respeito do programa de bioetanol por volta das 15h45.

Durante toda a tarde pesquisadores da UFSC acompanharão Lima. O professor do Departamento de Eletrônica Quântica da Unicamp será recepcionado por Antônio Rogério de Souza, Diretor Executivo do Centro Incubador de Empreendedores, Novos Conhecimentos e Idéias Avançadas (Ciência). “Somos um dos centros da Fundação Certi e cuidamos do relacionamento com células de competência de universidades, como o CTBE”, explica Rogério de Souza. Coube a ele organizar visitas a alguns laboratórios instalados no campus da UFSC e coordenar a apresentação do projeto InovaBEM ao visitante, que também conversará com Carlos Alberto Schneider, superintendente do Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

Segundo Lima, o Brasil precisa aprofundar o conhecimento científico sobre todo o processo de produção do novo álcool combustível e por isso o CTBE pretende estudar desde a fotossíntese até a produção do etanol. Nesse campo há investigações financiadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), entidade convidada para a palestra que deve reunir 50 pessoas na UFSC nesta quarta.

Por Heloísa Dallanhol/ Assessoria de Imprensa da Fapesc