Alunos do Colégio de Aplicação mostram trabalhos do folclore da Ilha
O Espaço Estético do Colégio de Aplicação está apresentando a mostra ‘Ressignificando o Conhecimento Entre as Malhas da Cultura’. A exposição, fruto do trabalho desenvolvido pelos alunos das séries iniciais do colégio sobre o folclore ilhéu, em especial o boi-de-mamão. São desenhos, bonecos, pinturas que resgatam a visão infantil sobre as brincadeiras dos “antigos”.
Um dos destaques é o boneco de pano Diolindo, um pescador vestido de maneira bem peculiar para um manezinho: camisa xadrez, calção azul, meias soquete, luvas pretas, relógio digital, colete de lã e um protetor solar FPS 50. A criatividade não tem limites. Diolindo é xodó e tirou fotos com muitos dos alunos.
Além do característico boneco há charadas, livretos sobre brincadeiras antigas e, é claro, vários bois-de-mamão feitos pelas crianças. É, com certeza, uma das mostras mais coloridas que já passaram pelo Espaço Estético.
Tudo isso foi feito para divertir e ensinar, já que este é o propósito do projeto ‘um Caminho Diferente para Ler e Escrever’. O folclore serve de base para que as crianças possam estudar história, matemática, português, arte entre outras matérias do ensino fundamental.
Na mediação das produções dos alunos estiveram presentes os professores Kamila Heffel Farias, Fabíola Cirimbelli Burigo Costa, Rafael Martins Gonçalves, Roberta Lopes Pedro, Marilei Maria da Silva, Cássia Chalá Machado, Isabel Gomes e a coordenadora do projeto, Maria Elza de Oliveira Lima. Também participaram do projeto os bolsistas Mônica Cechinel, Daiany de Oliveira, Humberto Pires Júnior e Juciara Guimarães Carvalho.
Visitação: até 19/12 das 7h30min às 18h30min
Local: Espaço Estético do Colégio de Aplicação
http://www.ca.ufsc.br/espaco.estetico/
Por Thomas Michel/bolsista de Jornalismo/Espaço Estético