UFSC vai sediar congresso internacional sobre interculturalidade

25/10/2008 11:33

Estande divulga evento na Sepex

Estande divulga evento na Sepex

Pela primeira vez, a Association pour la Recherche Interculturelle (Aric) vai realizar um evento mundial no hemisfério sul, e a instituição escolhida como sede é a Universidade Federal de Santa Catarina. Está marcado para o período de 29 de junho a 3 de julho de 2009, no Centro de Eventos da UFSC, o XII Congresso da Associação para a Pesquisa Intercultural, que deve reunir cerca de 1.300 pessoas de todos os continentes para discutir a interculturalidade e seus vínculos com a educação, a sustentabilidade, a mundialização, a política, a epistemologia, as identidades e as novas tecnologias. As inscrições para o evento terminam no próximo dia 10 de novembro.

Com o tema “Diálogos interculturais: descolonizar o saber e o poder”, o congresso tem o objetivo de ajudar a “construir outros mundos possíveis”, nos quais “os saberes e as ações superem as relações de subalternidade entre países, entre culturas e entre agentes sociais”. Dentro de sete eixos temáticos serão discutidos, por exemplo, a educação inclusiva, a biodiversidade, a cooperação internacional, os direitos humanos, os saberes fronteiriços, o empreendedorismo, as políticas públicas, a colonialidade e o governo eletrônico.

O atual presidente da Aric é o professor Reinaldo Matias Fleuri, do Centro de Educação da UFSC, eleito no último congresso, realizado em 2007 na Romênia. Ele também preside o Núcleo Mover (Educação Intercultural e Movimentos Sociais), do CED. De acordo com o doutorando Luiz Antônio Ryzewski, responsável pela área de comunicação do núcleo, a organização do congresso já recebeu inscrições de 20 países e deve contar com pelo menos 60 simpósios que vão permitir a apresentação de trabalhos que proponham alternativas para a descolonização do saber e do poder e qualifiquem o diálogo entre grupos de pesquisa de vários continentes.

“Objetivamos discutir as relações entre as diversas culturas e promover um diálogo que quebre a hegemonia dos saberes eurocêntricos”, diz ele. A sede da Aric é na cidade de Friburgo, na Suíça, e o congresso é bianual, sempre realizado com a presença de autoridades, cientistas e teóricos da questão da interculturalidade.

Eixos temáticos

Interculturalidade e Educação

Interculturalidade e Sustentabilidade

Interculturalidade e Globalização/Mundialização

Interculturalidade e Política

Interculturalidade e Epistemologia

Interculturalidade e Identidades

Interculturalidade e Novas Tecnologias

Mais informações podem ser obtidas no site www.aric2009.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721-8702, no CED/UFSC.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom